Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30058
Tipo: TCC
Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS ANOS INICIAIS SOB CONTEXTO DOS ESTÁGIOS: Compartilhando experiências
Autor(es): FRANCELINO, NÍVIA MARIA ALVES
Primeiro Orientador: Martorelli, Ana Berenice Peres
Resumo: A presente monografia tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da língua espanhola para crianças em anos iniciais no contexto dos estágios supervisionados durante a formação docente, levando em consideração quais benefícios, desafios e/ou soluções os estagiários mais apontaram ao se depararem com o público da educação infantil. O presente trabalho foi elaborado com a justificativa de compartilhar experiências e ideias de alinhamento de conteúdo que pode(rá) ajudar novos estagiários a ministrar LE nos anos iniciais e no processo prático da formação docente. O trabalho toma como base o PPC (2019) do curso de Letras-Espanhol da UFPB e referenciais bibliográficos: Acosta; Boéssio (2016); Matos; Frutuoso (2011); Paiva (2003) que falam sobre a evolução histórico- social das LE´s nas escolas e Pereira (2018) que traz em suas perspectivas teóricas uma visão geral sobre as quebras de perspectivas nos estágios. Com isso, demos continuidade com uma breve releitura das pesquisas de Ribeiro (2021) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Vitório (2018) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ambas, pesquisadoras e professora de LE que compartilham experiências e defendem as metodologias ativas nos anos iniciais. Com base no aporte teórico, realizamos uma pesquisa Quali-quantitativa junto aos alunos e egressos do curso de letras-espanhol da UFPB. Com isso, a análise dos dados demonstrou que mais de 90% dos respondentes utilizaram as metodologias ativas durante os estágios com crianças e denominaram o estágio prático como essencial para o desenvolvimento profissional de suas funções. Enfatizando as faltas de apoios de materiais didáticos de espanhol durante o estágio. Finalizamos a pesquisa levantando uma ideia de pré- elaboração ou divulgação de material guia/de orientação para o trabalho dos estagiários com as crianças dos anos iniciais (contendo objetivos, conteúdos, metodologias, avaliações etc.), acreditamos que ajudará no processo prático dos próximos estagiários da UFPB.
Abstract: El objetivo principal de esta monografía es reflexionar sobre la enseñanza del español a niños en los primeros años de enseñanza a través del contexto de las prácticas supervisadas durante la formación del profesorado, teniendo en cuenta qué beneficios, retos y/o soluciones más señalaron cuando estaban en las prácticas docente. Este trabajo se llevó a cabo con el objetivo de compartir experiencias e ideas para alinear contenidos que puedan ayudar a los nuevos aprendices a enseñar español en los primeros años. El trabajo se basa en el PPC (2019) del curso de Letras Español de la UFPB y referencial bibliográfico para apoyar la argumentación teórica, entre las cuales se encuentran: Acosta; Boéssio (2016); Matos; Frutuoso (2011); Paiva (2003) que hablan de la evolución histórica y social de las lenguas extranjeras en la escuela. Y Pereira (2018) que por su visión general habla de las rupturas de perspectivas alrededor de las prácticas docentes. A continuación, hicimos una breve relectura de las investigaciones de Ribeiro (2021) de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana y Vitorio (2018) de la Universidad Tecnológica Federal de Paraná que comparten experiencias y defienden metodologías activas en los primeros años en las clases de español. A partir del marco teórico, hicimos una encuesta cualitativa-cuantitativa con estudiantes y profesionales del curso de español de la UFPB. El análisis de los datos mostró que más del 90% de los participantes en la encuesta utilizaron metodologías activas durante sus prácticas con niños, sin embargo, terminamos la investigación planteando la idea de preparar previamente materiales de orientación para los alumnos en prácticas docente para trabajar con niños en los primeros años aportando objetivos, contenidos, metodologías, evaluaciones, etc., por lo cual creemos que ayudará en el proceso práctico de los futuros aprendices.
Palavras-chave: Letras Espanhol; Anos Iniciais; Estágio Supervisionado
Lengua Española; Educación Infantil; Prácticas Supervisadas.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30058
Data do documento: 19-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.