Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3006
metadata.dc.type: TCC
Title: Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma leitura psicopedagógica
metadata.dc.creator: Pereira, Edjamabia Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Marcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Considerado como sendo um dos distúrbios mais comuns nas crianças em idade escolar, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta manifestações neurofisiológicas e comportamentais de cunho importante, seja pelo forte impacto funcional e social como também pela elevada prevalência de comorbidades psiquiátricas. Estas manifestações comórbidas vinculam-se geralmente aos aspectos emocionais e interferem diretamente nos processos de aprendizagem e sociabilização das crianças. Nesta perspectiva, o presente trabalho de revisão literária, tem como objetivo basilar apresentar, a partir da ótica psicopedagogica, os fatores comórbidos que implicam no surgimento, desenvolvimento e manutenção do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Dada à complexidade de compreensão do tema, buscou-se nestes escritos extrair o mínimo dos estudos direcionados a esmiuçar as características históricas, fisiológicas e evolutivas do TDAH. Portanto, para desenvolver tal pesquisa, fora necessário buscar em teóricos como Dumas (2011), Olivier (2011), Cunha (2012) os pressupostos de análise sobre o tema aqui apresentado. Além das referências citadas, também fora necessário buscar fundamentos em outras fontes documentais, a exemplo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas Bases Eletrônicas Medline (Medical Literature Analysis and Retrietal System On-Line), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On Line).
Abstract: Considerado como sendo um dos distúrbios mais comuns nas crianças em idade escolar, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta manifestações neurofisiológicas e comportamentais de cunho importante, seja pelo forte impacto funcional e social como também pela elevada prevalência de comorbidades psiquiátricas. Estas manifestações comórbidas vinculam-se geralmente aos aspectos emocionais e interferem diretamente nos processos de aprendizagem e sociabilização das crianças. Nesta perspectiva, o presente trabalho de revisão literária, tem como objetivo basilar apresentar, a partir da ótica psicopedagogica, os fatores comórbidos que implicam no surgimento, desenvolvimento e manutenção do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Dada à complexidade de compreensão do tema, buscou-se nestes escritos extrair o mínimo dos estudos direcionados a esmiuçar as características históricas, fisiológicas e evolutivas do TDAH. Portanto, para desenvolver tal pesquisa, fora necessário buscar em teóricos como Dumas (2011), Olivier (2011), Cunha (2012) os pressupostos de análise sobre o tema aqui apresentado. Além das referências citadas, também fora necessário buscar fundamentos em outras fontes documentais, a exemplo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas Bases Eletrônicas Medline (Medical Literature Analysis and Retrietal System On-Line), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On Line).
Keywords: TDAH
Psicopedagogia. Educação
Aprendizagem
Distúrbios
Educación
Aprendizaje
Disturbios
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3006
Issue Date: 16-Oct-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EAP06042015.pdf694,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.