Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30060
Tipo: | TCC |
Título: | CULTURA, IDIOMA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: USO INTEGRADO DO ESPANHOL E DO COREANO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Autor(es): | PEREIRA, SÍLVIA MILENA LIMA |
Primeiro Orientador: | Martorelli., Ana Berenice Peres |
Resumo: | Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência que ressalta a importância da educação inclusiva, com ênfase no uso das línguas e culturas estrangeiras como instrumentos pedagógicos. Durante meses de observação e trabalho no estágio supervisionado na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, no qual busquei apoiar o desenvolvimento de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas notáveis habilidades linguísticas. O relato evidencia a forma como a educação inclusiva reconhece a diversidade de necessidades e habilidades dos alunos. A abordagem de ensino de línguas e culturas estrangeiras de forma estratégica e personalizada, respeitando o ritmo e estilo do aluno, incluindo a integração cultural, revelou-se eficaz para promover a inclusão. Além disso, o relato também leva ao debate acerca da relevância da educação inclusiva e da formação de educadores para atender às necessidades dos alunos com TEA, como um meio de reconhecer e apoiar suas habilidades, e como isso acarretou em mudanças positivas para a vida escolar e social do aluno mencionado. |
Abstract: | Este trabajo se caracteriza como un relato de experiencia que resalta la importancia de la educación inclusiva, con énfasis en el uso de las lenguas y culturas extranjeras como instrumentos pedagógicos. Durante meses de observación y trabajo en la pasantía supervisada en la Escuela de Educación Básica de la Universidad Federal de Paraíba, en la que busqué apoyar el desarrollo de un alumno con Trastorno del Espectro Autista (TEA) en sus notables habilidades lingüísticas. El informe muestra cómo la educación inclusiva reconoce la diversidad de necesidades y habilidades de los estudiantes. El enfoque de la enseñanza de lenguas y culturas extranjeras de forma estratégica y personalizada, respetando el ritmo y el estilo del estudiante, incluida la integración cultural, ha demostrado ser eficaz para promover la inclusión. Además, el informe también lleva al debate sobre la relevancia de la educación inclusiva y la formación de educadores para satisfacer las necesidades de los estudiantes con TEA, como un medio de reconocer y apoyar sus habilidades, y cómo esto trajo cambios positivos para la vida escolar y social del estudiante mencionado. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva; Transtorno do espectro autista; Línguas e culturas estrangeiras. Educación inclusiva; Trastorno del espectro autista; Lenguas y culturas extranjeras. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30060 |
Data do documento: | 6-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia Milena Pereira tcc.pdf | 568,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.