Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ligiane de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-27T14:28:58Z-
dc.date.available2015-03-04-
dc.date.available2017-11-27T14:28:58Z-
dc.date.issued2015-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3007-
dc.description.abstractThe study presented here aimed to understand the phenomenon of stress and its relation to quality of life within a social group of a private institution in João Pessoa. Stress as an universal phenomenon is corroborated by the data, which shows that elderly people are stressed by several factors. The data collection was comprised of twenty 20 elders ageing from 62 to 85 years old. To conduct the study we obtained free consent and applied a structured questionnaire. In this study we attempted to understand the relationship between stress and quality of life in the aging process,elucidating the following research questions: Is stress present between the active elders in the study group? Is the quality of life compromised by stress? The data were analyzed quantitatively and qualitatively (des- criptive analysis). It was identified that stress is present in about 70 % of the elders, while this popu- lation sector becomes more active, and seeking to have better quality of life, regardless of their so- cial and economic status. The findings offer contributions to educational psychology in clinical and institutional aspects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-27T14:28:58Z No. of bitstreams: 1 LOS06042015.pdf: 617178 bytes, checksum: 5e04eca7e6a0a1306f9f5c73986dc5c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-27T14:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOS06042015.pdf: 617178 bytes, checksum: 5e04eca7e6a0a1306f9f5c73986dc5c0 (MD5) Previous issue date: 2015-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleEstresse e qualidade de vida na terceira idade: um estudo psicopedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Colella, Tânia Lúcia Amorim-
dc.description.resumoO estudo ora apresentado buscou compreender o fenômeno estresse e relação com a qualidade de vida na realidade de um grupo de convivência de uma instituição da rede privada na cidade de João Pessoa. O estresse como fenômeno universal é aqui corroborado pelos dados coletados ilustradores da descoberta que os idosos também se estressam por fatores diversos. Na obtenção dos dados con- tou-se com a participação de 20 idosos com idades entre 62 a 85 anos. Para realização da pesquisa foi obtido o consentimento livre esclarecido e aplicado questionário estruturado. Neste trabalho buscou-se compreender o estresse e qualidade de vida no envelhecimento elucidando as seguintes questões de pesquisa: O estresse está presente entre os idosos ativos no grupo pesquisado? A quali- dade de vida é comprometida pelo estresse? Os dados foram analisados quanti-qualitativamente (análises descritivas). Foi identificado que o estresse está presente em cerca de 70% dos idosos, ao mesmo tempo em que esse setor populacional apresenta-se atualmente mais ativo, e buscando ter mais qualidade de vida, independente da sua classe social e econômica. Os achados oferecem con- tribuições à psicopedagogia nas vertentes clínica e institucional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOS06042015.pdf602,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.