Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30080
Tipo: TCC
Título: Proposta de sequência didática para grandezas e medidas: discutindo conceitos de medidas de comprimento, massa tempo e temperatura no 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Vagner Santos da
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática para discussão dos conceitos de medidas de comprimento, massa, tempo e temperatura, em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Cuitegi, Paraíba. O referido trabalho teve como base a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e outros autores que discutem a temática. A pesquisa foi estruturada em três partes, diagnóstico, elaboração e execução de uma sequência didática e discussão dos resultados. A metodologia utilizada caracteriza-se por ser um estudo exploratório de caráter pesquisa ação, que teve como sujeitos 25 alunos de uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, estruturada em três etapas: diagnóstica, desenvolvimento da sequência e análise dos dados. Na etapa diagnostica constatou-se que os participantes possuíam um conhecimento prévio e significativo sobre medidas de comprimento, massa, tempo e temperatura. Apesar de serem jovens, eles demonstraram consciência da importância de compreender e aplicar corretamente essas grandezas. Em seguida, desenvolveu-se a sequência didática com foco nas medidas e seus principais conceitos relacionados a comprimento, massa, tempo e temperatura. Os resultados revelaram a turma participante tinha idades entre 10 e 13 anos e que residiam em diversas áreas circunvizinhas, abrangendo tanto zonas rurais quanto urbanas e que pela vivencia detinham conhecimentos práticos em relação a grandezas e suas medidas, com desempenho satisfatório com relação aos conceitos envolvendo diferenciação de grandezas e realização de medições, destacando para a identificação e transformação de medidas de massa, comprimento, tempo e temperatura, com a utilização de diversos materiais como: relógio, calendário, termômetro, régua, trena, fita métrica, em resoluções de problemas do cotidiano e propostos no livro didático escolar. Conclui-se que o estudo de medidas desempenhou um papel essencial no ensino escolar, sendo fundamental promover discussões para fortalecer os conhecimentos matemáticos já adquiridos, como as operações, e consolidar outros conceitos, como a conversão entre unidades de medida e a interpretação de escalas. Isso contribui para um uso adequado das medidas em situações do dia a dia, permitindo uma melhor compreensão e comunicação no mundo real.
Abstract: The present work aims to develop a didactic sequence for discussing the concepts of length, mass, time and temperature measurements, in a 6th year elementary school class at a public school in the municipality of Cuitegi, Paraíba. This work was based on the National Common Curricular Base – BNCC (BRASIL, 2017) and other authors who discuss the topic. The research was structured in three parts: diagnosis, elaboration and execution of a didactic sequence and discussion of the results. The methodology used is characterized by being an exploratory study of an action research nature, which had as subjects 25 students from a 6th year elementary school class at a public school, structured in three stages: diagnosis, sequence development and data analysis . In the diagnostic stage, it was found that the participants had significant prior knowledge about measurements of length, mass, time and temperature. Despite being young, they demonstrated awareness of the importance of understanding and correctly applying these quantities. Then, the didactic sequence was developed focusing on measurements and their main concepts related to length, mass, time and temperature. The results revealed that the participating class was aged between 10 and 13 years old and that they lived in different surrounding areas, covering both rural and urban areas and that through experience they had practical knowledge in relation to quantities and their measurements, with satisfactory performance in relation to the concepts involving differentiating quantities and carrying out measurements, highlighting the identification and transformation of measurements of mass, length, time and temperature, using various materials such as: clock, calendar, thermometer, ruler, tape measure, tape measure, in problem solving of everyday life and proposed in the school textbook. It is concluded that the study of measurements played an essential role in school teaching, and it is essential to promote discussions to strengthen the mathematical knowledge already acquired, such as operations, and consolidate other concepts, such as the conversion between measurement units and the interpretation of scales. This contributes to the appropriate use of measures in everyday situations, allowing for better understanding and communication in the real world.
Palavras-chave: Matemática
Ensino de matemática
Sequência didática
Grandezas e medidas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30080
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSS22042024.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.