Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Laila Paula Pereira de-
dc.date.accessioned2017-11-27T14:41:07Z-
dc.date.available2015-04-06-
dc.date.available2017-11-27T14:41:07Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3008-
dc.description.abstractThis paper addresses the Deficit Disorders Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), showing definitions to reports by different authors from the psychoeducational view, as well as interventions that can be performed by educational psychologist to perform well in reading and writing. Will be presented as the neurological functions of the subject having ADHD can affect directly the acquisition of reading and writing, and expose some examples of games and activities that can be used in clinical settings. This is a literature review and a factual case study with a 12 year old preteen in order to contribute to a better working knowledge of educational psychology and others working in education. As a result of this study, it can be seen that ADHD is committed executive functions in the individual, responsible for the planning and execution of complex or new activities for the individual. And the difficulty in sustaining attention and keep concentration and difficulty in motor skills, caused the school difficulties in their performance in reading and writing. If possible through the results, create possible interventions that alleviate their difficulties.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-27T14:41:07Z No. of bitstreams: 1 LPPL06042015.pdf: 1140303 bytes, checksum: aa8500dbbbb83ded3ca078a4462fb16e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-27T14:41:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LPPL06042015.pdf: 1140303 bytes, checksum: aa8500dbbbb83ded3ca078a4462fb16e (MD5) Previous issue date: 2015-02-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Deficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagem - leiturapt_BR
dc.subjectPsicopedagogia clínicapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagem - escritapt_BR
dc.titleA criança com TDAH e a dificuldade em leitura e escrita: um estudo de caso sobre intervenção psicopedagogicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Palitot, Mônica Dias-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo principal analisar como o Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade interfere no processo da construção da leitura e escrita nas crianças e a importância da intervenção psicopedagógica neste processo. Aborda-se como as funções neurológicas do sujeito que apresenta TDAH podem afetar diretamente na aquisição da leitura e escrita, e aborda alguns exemplos de jogos e atividades que podem ser utilizados nos atendimentos clínicos. Trata- se de um estudo de caso com um pré-adolescente de 12 anos, acompanhado na Clínica Escola de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Como resultado desse estudo, foi possível verificar, após a avaliação psicopedagógica, como o transtorno compromete as funções executivas, responsável pelo planejamento e execução de atividades complexas ou novas para o indivíduo. Bem como a dificuldade em sustentar a atenção e manter a concentração, além da dificuldade na motricidade, o que acarretou ao sujeito dificuldades em seu desempenho na construção das competências de leitura e escrita. Posterior a avaliação foi criado um plano de intervenção com o intuito de minimizar as dificuldades apresentadas. A partir deste estudo foi possível perceber como a Psicopedagogia desempenha um papel primordial no processo de aprendizagem do individuo e a sua importância na compreensão do TDAH.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPPL06042015.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.