Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3008
Tipo: TCC
Título: A criança com TDAH e a dificuldade em leitura e escrita: um estudo de caso sobre intervenção psicopedagogica
Autor(es): Lima, Laila Paula Pereira de
Primeiro Orientador: Palitot, Mônica Dias
Resumo: O presente estudo teve por objetivo principal analisar como o Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade interfere no processo da construção da leitura e escrita nas crianças e a importância da intervenção psicopedagógica neste processo. Aborda-se como as funções neurológicas do sujeito que apresenta TDAH podem afetar diretamente na aquisição da leitura e escrita, e aborda alguns exemplos de jogos e atividades que podem ser utilizados nos atendimentos clínicos. Trata- se de um estudo de caso com um pré-adolescente de 12 anos, acompanhado na Clínica Escola de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Como resultado desse estudo, foi possível verificar, após a avaliação psicopedagógica, como o transtorno compromete as funções executivas, responsável pelo planejamento e execução de atividades complexas ou novas para o indivíduo. Bem como a dificuldade em sustentar a atenção e manter a concentração, além da dificuldade na motricidade, o que acarretou ao sujeito dificuldades em seu desempenho na construção das competências de leitura e escrita. Posterior a avaliação foi criado um plano de intervenção com o intuito de minimizar as dificuldades apresentadas. A partir deste estudo foi possível perceber como a Psicopedagogia desempenha um papel primordial no processo de aprendizagem do individuo e a sua importância na compreensão do TDAH.
Abstract: This paper addresses the Deficit Disorders Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), showing definitions to reports by different authors from the psychoeducational view, as well as interventions that can be performed by educational psychologist to perform well in reading and writing. Will be presented as the neurological functions of the subject having ADHD can affect directly the acquisition of reading and writing, and expose some examples of games and activities that can be used in clinical settings. This is a literature review and a factual case study with a 12 year old preteen in order to contribute to a better working knowledge of educational psychology and others working in education. As a result of this study, it can be seen that ADHD is committed executive functions in the individual, responsible for the planning and execution of complex or new activities for the individual. And the difficulty in sustaining attention and keep concentration and difficulty in motor skills, caused the school difficulties in their performance in reading and writing. If possible through the results, create possible interventions that alleviate their difficulties.
Palavras-chave: Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade
Dificuldade de aprendizagem - leitura
Psicopedagogia clínica
Dificuldade de aprendizagem - escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3008
Data do documento: 12-Fev-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPPL06042015.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.