Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30096
Tipo: | TCC |
Título: | Sexualidade humana nos livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias (Novo Ensino Médio) das coleções didáticas aprovados pela PNLD 2021 |
Autor(es): | Moura Júnior, Josivaldo Borba Cavalcanti de |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | O Livro Didático (LD) é um dos principais recursos usados pelos professores e alunos em sala de aula e essencial para as “Ciências da natureza e suas tecnologias”(Química, Biologia e Física). Em contrapartida, possui suas limitações e por este motivo se faz necessário reflexões e análises criticas quanto a sua abordagem aos conteúdos propostas pelo currículo escolar. Dentro dessas temáticas necessárias, a sexualidade humana é primordial no desenvolvimento da identidade sexual e emocional, logo, uma visão critica e reflexiva se faz necessário. Desta forma, esta pesquisa se prontifica em analisar os conceitos, temas, textos complementares, figuras, dentre outros sobre a sexualidade humana presente nas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2021. Essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de cunho Qualitativo, utilizando-se elementos da análise de conteúdo, pesquisa do tipo bibliográfica. Foram analisados 42 LD ao todo, de diversos autores e editoras reconhecidos pelo Brasil publicados em 2020. A análise foi feita conforme os critérios aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2021. Como resultado, foi possível observar que as temáticas referentes a puberdade e adolescência, apresentam dimensões unicamente sobre biologia e reprodução, demonstrando uma valoração a perspectiva biológica e foco em reprodução, omitindo questões emocionais, sociais e afetiva. Em relação à sexualidade humana, poucos livros compreenderam o conteúdo no livro do estudante, sendo apresentado majoritariamente no manual do professor como incentivo a práticas não violenta e de respeito a diversidade. As poucas coleções que abordaram, apresentam erros conceituais e trazem a temática de forma reduzida e simplória (com exceção de Godoy et al.). Se tratando de questões socioemocionais, todas as coleções apresentam algum conteúdo referente a temática, porém focado na perspectiva de saúde mental e respeito a diversidade afetiva/sexual. Tratando-se do tema relacionado ao gênero e sexo na perspectiva da sexualidade humana, existe uma abordagem acerca da questão de papel de gênero impostos a meninos e meninas, principalmente na reprodução da empatia e respeito. Uma das coleções não apresenta sequer a abordagem acerca de sistema reprodutor/genital, onde a mesma foca em assuntos como: gravidez, parto e descreve o sistema reprodutor/genital somente no direcionamento ao professor. Desta forma, é possível afirmar a dificuldade em trabalhar questões da dimensão sexual humana e que o livro didático não consegue suprir o seu papel nessa temática, como único recurso utilizado pelos professores na sala de aula. |
Abstract: | The Textbook (TB) is one of the main resources used by teachers and students in the classroom, essential for "Natural Sciences and their technologies" (Chemistry, Biology, and Physics). However, it has its limitations, requiring critical reflections on its approach to content proposed by the school curriculum. Within these numerous necessary themes, human sexuality is crucial for the development of sexual and emotional identity, thus necessitating a critical and reflective perspective. This research aims to critically analyze concepts, themes, supplementary texts, figures, among others, on human sexuality in the didactic collections approved by PNLD 2021. It is a qualitative study using elements of content analysis and bibliographic research. 42 TBs were analyzed, including 7 collections of 6 books each from various authors and recognized publishers in Brazil, published in 2020. The analysis followed criteria approved by the National Textbook Program - PNLD 2021. The results revealed that themes related to puberty and adolescence focus solely on biology and reproduction, neglecting emotional, social, and affective aspects. Regarding human sexuality, few books comprehensively cover the content in student textbooks, mostly presenting it in the teacher's manual as encouragement for non-violent practices and respect for diversity. The few collections that addressed it showed conceptual errors and presented the topic in a limited and simplistic manner (except for Godoy et al.). Regarding socioemotional issues, all collections include some content related to the theme, but it is predominantly focused on mental health and respect for affective/sexual diversity. When it comes to the topic of gender and sex in the perspective of human sexuality, there is an approach to the issue of gender roles imposed on boys and girls, mainly in fostering empathy and respect. One collection does not even address the reproductive/genital system, focusing on subjects such as pregnancy and childbirth, describing the reproductive/genital system only in the teacher's direction. Thus, it is possible to affirm the difficulty in addressing aspects of human sexual dimension, and the textbook cannot fulfill its role in this theme as the sole resource used by teachers in the classroom. |
Palavras-chave: | Biologia Sexualidade humana Análise de conteúdo em sexualidade humana Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30096 |
Data do documento: | 14-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBCMJ23042024.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.