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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30103
Tipo: | TCC |
Título: | Da cidade ao campo: transformações na identidade da Escola Frederico Lundgren, Rio Tinto-PB |
Autor(es): | Sousa, Igor José França de |
Primeiro Orientador: | Marques, Ana Carolina de Oliveira |
Resumo: | O presente artigo ora apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sistematiza o resultado da investigação realizada na Escola Frederico Lundgren, localizada, na zona urbana do município de Rio Tinto - PB. Tal escola foi fundada na década de 1920, inicialmente chamada Herman Lundgren, com o objetivo de qualificação de força de trabalho para a Companhia de Tecidos Rio Tinto - CTRT. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi compreender as transformações na identidade escolar desta instituição ao passo das transformações no mundo do trabalho e nos sistemas de ensino. Quanto à metodologia, percorremos algumas etapas: pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e informações históricas que nos permitiram elaborar um mapa que representa a organização espacial de Rio Tinto no contexto das primeiras décadas. Além disso, dialogamos com dois professores de geografia da Escola Frederico Lundgren, a partir de eixos temáticos. Ao final da pesquisa, concluímos que, diante da expansão do ensino integral, a escola Frederico Lundgren representa a única escola urbana regular disponível aos estudantes oriundos da classe trabalhadora da zona rural próxima, haja vista que as demais escolas regulares se encontram em territórios indígenas mais distantes. Concluímos também que a escola não tem mais esse caráter de formação de força de trabalho para a fábrica (até porque a fábrica está desativada) e desfez-se enquanto um símbolo do moderno, abrigando majoritariamente estudante do campo, ainda que não se reconheça com esta identidade: uma escola do campo na cidade. |
Abstract: | This article, a end-of-course work, results from research of the Frederico Lundgren School, located at Rua da Aurora, urban area of the municipality of Rio Tinto - PB. This school was founded in the 1920s, initially called Herman Lundgren, to qualify workforce to Rio Tinto Tissues Company – CTRT. So the objective of the research was understand the transformations in the school identity of this institution at the same time as the changes in the world of work and in the education systems. As for the methodology, we carried out some steps: bibliographic research, data collection and historical information that allowed us to make a map that represents the spatial organization of Rio Tinto in the context of the first decades. We also dialogued with two geography teachers from the Frederico Lundgren School, based on thematic axes. At the end of the research, we conclude that, in view of the expansion of integral education, the Frederico Lundgren 3 school represents the only regular urban school available to working-class students from the nearby rural area, since the other regular schools are in more distant indigenous territories. We also conclude that the school no longer has this feature of training workforce for the factory (even because the factory is deactivated) and it is no longer a symbol of the modern. Today it houses mostly rural students, although they do not recognize themselves with this identity: a country school in the city. |
Palavras-chave: | Geografia Identidade escolar Educação geográfica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30103 |
Data do documento: | 5-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
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