Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30118
Tipo: TCC
Título: A evasão no curso de secretariado executivo bilíngue da universidade federal da paraíba: uma percepção do ponto de vista discente
Autor(es): Silva, Alexsandra Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Maria Luzitana Conceição dos
Resumo: Este projeto tem por objetivo geral identificar os principais fatores que motivam o estudante do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba a desistir do curso, relacionando-os ao perfil estudantil e à realidade do mercado territorial local. Os objetivos específicos são: i) realizar um estudo bibliográfico e analítico sobre a evasão do curso de Secretariado; ii) identificar estudantes proeminentes à evasão sobre o curso e suas principais motivações; e iii)levantar as principais variáveis motivacionais de evasão desses estudantes. Mesmo que o acesso à educação no Brasil nos últimos anos vem se aperfeiçoando e crescendo a cada ano. Com esse aumento encontramos, de forma proporcional, uma quantia significativa de evadidos, que se tornou um dos maiores problemas do Ensino Superior. A partir dos dados disponibilizados no Relatório de Análise de Formação, Retenção e Evasão dos alunos de Graduação do CCAE - 2016A pesquisa justifica-se pelo propósito de descobrir os possíveis fatores que motivam a evasão no curso de Secretariado da UFPB, levando o estudante a desistir ou trancar o curso, relacionando-o às práticas pedagógicas e a realidade do mercado na região do Vale do Mamanguape. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados alguns teóricos como Durante (2009), Lobo (2012), Nascimento (2012), Nonato Júnior (2009), Silva (2012). Foi realizado um estudo analítico sobre a evasão do curso de Secretariado e também um estudo de campo com estudantes proeminentes à evasão, para assim identificar e levantar as principais variáveis motivacionais de evasão desses estudantes, tendo como percurso inicial do processo o levantamento de hipóteses sobre a temática abordada, considerando pesquisa preliminar (questões de partida) realizada com os alunos do P1 e P2 Foi elaborado e aplicado um questionário sobre quais fatores motivam a evasão. Enquanto resultados, a pesquisa aponta que 64,4% dos estudantes da amostra já pensaram em desistir do curso ou trancar.
Abstract: Este proyectotiene por objetivo general identificar losprincipalesfactores que motivanalestudiante de Secretariado EjecutivoBilingüe de laUniversidad Federal de la Paraíba a desistir del curso, Relacionándolos com el perfil estudiantil y laRealidaddel mercado territorial local. Los objetivos específicos son: i) realizar unestudio analítico sobre laevasióndel curso de Secretariado; ii) identificar a los Estudiantes prominentes a laevasión sobre el curso y sus principalesmotivaciones; y iii) levantar lasprincipalesvariablesmotivacionales de evasión de estosestudiantes. Aunque el acceso a laeducaciónenel Brasil enlos últimos años se está perfeccionando, y creciendo a cada año yenese aumento también encontramos, de forma proporcional, enlacantidad significativa de evadidos, que se tornóen uno de losmayores problemas delEnseñanza Superior. Y conlosrecientesdatos encontrados enel Informe de análisis de Formación, Retención y Evasión de losAlumnos de Graduación do CCAE – 2016. La investigación se justifica por el propósito de descobrir losposiblesfactores que motivanelevasióndel curso de Secretariado de la UFPB, llevando al estudiante a desistir o bloquear o curso, relacionadoloalasprácticas pedagógicas y a la realidade del mercado enlaregióndel Valle del Mamanguape. Para eldesarrollo de lainvestigación se utilizaronalgunos teóricos como: Durante (2009), Lobo (2012), Nascimento (2012), Nonato Júnior (2009), Silva (2012). Fue realizado unestudio analítico sobre laevasióndel curso de Secretariado y también uno estudio de campo com Estudiantes prominentes al evasión, para así identificar y levantar lasprincipalesvariablesmotivacionales de evasión de esosestudiantes, Teniendo como recorrido inicial del processo ellevantamiento de hipótesis sobre la temática abordada, Considerando investigación preliminar (cuestiones de partida) realizada com los alunos del P1 y P2. Fue elaborado y aplicado um cuestionario sobre quéfactoresmotivanlaevasión, Como resultados, lainvestigaciónapunta que 64,4% de losestudiantes de lamuestrayapensaronen desistir del curso o encerrarse.
Palavras-chave: Secretariado Executivo
Evasão
Perfil Discente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30118
Data do documento: 31-Mai-2017
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexsandra Gomes da Silva_TCC.pdfTCC858,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons