Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30128
Tipo: | Dissertação |
Título: | …Autobiografia reticente… inquietações e narrativas de uma professora de artes |
Autor(es): | Oliveira, Mayele Maria Souza de |
Primeiro Orientador: | Nunes, Luciana Borre |
Resumo: | Esta produção está inserida no campo do Ensino das Artes Visuais, especificamente nos processos educacionais em Artes Visuais e tem por objetivo evidenciar a abordagem triangular e a mediação cultural como caminhos importantes para o ensino da arte, explorando as visualidades e possibilidades de produção visual entre o exercício da docência e o desenvolvimento artístico dos(as) alunos(as). Portanto, pretendo nesta escrita destacar minhas primeiras experiências enquanto professora de artes do Centro Educacional Prefeito Eronides Soares (CEPEFS) ancoradas pelas inquietações, conceitos e reflexões acerca da minha identidade profissional, da mediação cultural e da abordagem triangular, além de também explorar como possibilidade investigativa algumas produções visuais minhas e dos(as) alunos(as), entre os anos de 2021 a 2023, nas visitas ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e Engenho Massangana. Partimos do conceito de Barbosa (2009), que aborda a arte como importante vetor na mediação cultural e social não somente nos espaços educativos museais, bem como na formação do indivíduo em sua totalidade. Nesse contexto, destaco como suporte algumas discussões acerca da construção da identidade, que conforme Hall (2005), é reflexo das multiplicidades do indivíduo moderno e da sociedade que o cerca, sendo essa uma discussão igualmente presente nas ideias de Bauman (2007), que fundamenta essas multiplicidades nos constantes processos de enfraquecimento e mudança da estrutura social e individual solidificada em outrora. Para tanto, toda a escrita, de cunho qualitativo, teve como referência metodológica a autobiografia, que se volta para a subjetividade enquanto parte da epistemologia, considerando seus aspectos individuais na sociedade, como Ferrarotti (1988) evidencia no método biográfico, e Josso (2004) que traz as biografias educativas como relevantes para o processo de formação do indivíduo. O texto está dividido em três capítulos, em que na primeira parte proponho uma contextualização sobre identificação profissional, baseada nas minhas inquietações enquanto professora de artes. Já no segundo capítulo, apresento a mediação cultural ancorada por duas experiências de visitação, como caminho importante para o ensino aprendizagem das artes. E por fim, o terceiro capítulo remonta de maneira visual as produções pessoais e dos meus alunos e alunas do CEPEFS, que refletem a proposta triangular de Barbosa (1998). |
Abstract: | This work is situated in the field of Visual Arts education, specifically focusing on educational processes in Visual Arts. It goals to highlight the triangular approach and cultural mediation as important paths for art education, exploring visualities and possibilities of visual production between teaching practice and the artistic development of students. Therefore, in this writing, I intend to emphasize my initial experiences as an art teacher at the Centro Educacional Prefeito Eronides Francisco Soares (CEPEFS), based on my concerns, concepts, and reflections regarding my professional identity, cultural mediation, and the triangular approach. I also aim to explore, as an investigative possibility, some of my own visual productions and those of the students, between the years 2021 to 2023, on visits to the Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) and Engenho Massangana. We start from Barbosa's (2009) concept, who approaches art as an important vector in cultural and social mediation, not only in educational museum spaces but also in the overall formation of the individual. In this context, I highlight as support some discussions on the construction of identity, which, according to Hall (2005), is a reflection of the multiplicities of the modern individual and the society that surrounds him. This discussion is also present in Bauman's (2007) ideas, who bases these multiplicities in the constant processes of weakening and change in the once solidified social and individual structure. Therefore, the entire qualitative writing was methodologically guided by autobiography, which focuses on subjectivity as part of epistemology, considering its individual aspects within society, as evidenced by Ferrarotti (1988) in the biographical method, and by Josso (2004), who highlights the relevance of educational biographies in the individual's formative process. The text is divided into three chapters. The first chapter provides a contextualization of professional identification based on my concerns as an art teacher. In the second chapter, I present cultural mediation anchored in two visiting experiences as an important path for the teaching and learning of arts. Finally, the third chapter visually traces personal productions and those of my students from CEPEFS, which directly and indirectly reflect Barbosa's (1998) triangular approach. |
Palavras-chave: | Artes Visuais - Identificação profissional Ensino da arte - Mediação cultural Ensino da arte - Abordagem triangular Visual arts - Professional identification Teaching art - Triangular approach Ensino da arte - Cultural mediation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30128 |
Data do documento: | 15-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MayeleMariaSouzaDeOliveira_Dissert.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons