Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3013
metadata.dc.type: TCC
Title: A relação do conhecimento prévio com a compreensão leitora mediante um olhar psicopedagógico
metadata.dc.creator: Oliveira, Natane Batista de
metadata.dc.contributor.advisor1: Palitot, Mônica Dias
metadata.dc.description.resumo: Atualmente surgem temas acerca da aprendizagem do leitor, e métodos que possam contribuir para uma compreensão leitora eficaz, proveniente de uma boa leitura. E nos estudos referente a mesma, muitas variáveis são comumente investigadas com propósito de buscar melhorias para que o leitor desenvolva uma leitura eficaz. Deste modo, surgiu a necessidade de investigar mais a respeito da relação do conhecimento prévio com a compreensão leitora, visando contribuir com o leitor e profissionais da área da Psicopedagogia, entre outros. Diante do exposto, objetivou-se verificar como o conhecimento prévio interfere na compreensão leitora. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e um teste que foi elaborado, contendo duas tabelas, dois textos e cada texto quatro perguntas. Na correlação referente a tabela e texto 1, os resultados obtidos demonstraram ter uma relação positiva, porém não significativa entre o conhecimento prévio e a compreensão leitora. Na correlação da tabela e texto 2, os resultados adquiridos evidenciaram uma relação positiva e significativa entre o conhecimento prévio e a compreensão leitora. Assim, percebeu-se que houve uma contribuição do conhecimento prévio dos participantes no momento de compreender o texto, pois o conhecimento adquirido e armazenado foi ativado e auxiliou na compreensão leitora. Para tornar uma leitura eficaz e proficiente, todos os aspectos devem ser considerados, assim, esta relação é de suma importância para favorecer leitores, principalmente leitores que possuem alguma dificuldade. O psicopedagogo com toda equipe escolar envolvida no processo de aprendizagem, deve saber buscar e utilizar esta relação, para que se construa uma aprendizagem significativa.
Abstract: Currently arising issues for the player's learning, and methods that can contribute to effective reading comprehension, from a good read. And in studies concerning the same, many variables are commonly investigated in order to seek improvements to the reader to develop an effective reading. Thus, the need to investigate more about the prior knowledge related to reading comprehension, to contribute to the reader and professionals in the field of Psychology, among others. Given the above, the objective was to see how prior knowledge interferes with reading comprehension. We used a sociodemographic questionnaire and a test that was developed, containing two tables, two texts and text each four questions. In referring to correlation table and text 1, the results have demonstrated a positive, but not significant between prior knowledge and reading comprehension. In the correlation table and text 2, the acquired results showed a positive and significant relationship between prior knowledge and reading comprehension. Thus, it was noticed that there was a contribution from the background of the participants at the time to understand the text, because the knowledge acquired and stored has been activated and assisted in reading comprehension. To make an effective and proficient reading, all aspects must be considered, so this relationship is very important to encourage readers, especially readers who have some difficulty. The psychopedagogists with all school staff involved in the learning process, should know to seek and use this relationship, so that they build a meaningful learning.
Keywords: Leitura
Ensino - aprendizagem
Compreensão leitora
Psicopedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3013
Issue Date: 10-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NBO06042015.pdf670,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.