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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30132
Tipo: TCC
Título: Formação de professores de geografia na UFPB e UFCG: mudanças e desafios da nova reforma curricular
Autor(es): Lira, Rita de Cassia Santos de
Primeiro Orientador: Assis, Lenilton Francisco de
Resumo: O artigo ora apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sistematiza resultados de pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFPB) entre 2021 e 2022, cujo objetivo foi investigar as mudanças e os desafios da formação de professores de Geografia após a aprovação da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, a BNC-Formação. Para tanto, adotou-se como recorte espacial da pesquisa os três cursos presenciais de licenciatura em Geografia localizados na Universidade Federal da Paraíba (campus João Pessoa) e na Universidade Federal de Campina Grande (câmpus Campina Grande e Cajazeiras). A metodologia seguiu as diretrizes da pesquisa qualitativa e, de início, procedeu com a análise de documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). De forma complementar, recorreu-se à análise bibliográfica de livros, artigos e trabalhos relacionados ao tema, em especial de artigos de coordenadores, professores e estudantes dos cursos investigados que foram publicados no e-book “Formação de Professores de Geografia na Paraíba: avanços e resistências na reforma curricular”, organizado por Assis, Albuquerque e Morais (2022). Este livro é uma coletânea de reflexões apresentadas em mesas redondas e grupos de trabalho do Seminário Formação de Professores de Geografia na Paraíba, ocorrido na UFPB, em maio de 2022, em formato híbrido, como uma das atividades e resultados da presente pesquisa. Por fim, também foram utilizadas videogravações do referido seminário como fonte de pesquisa complementar. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o exame dos dados dos documentos oficiais, dos materiais bibliográficos e dos discursos e mensagens presentes nas videogravações. Nos resultados e discussões, foram identificadas as diferenças entre as DCN 2015 e 2019 e avaliados os avanços formativos que reforçam a posição coletiva dos cursos investigados de se colocarem contrários e resistentes às mudanças impostas pela BNC-Formação.
Abstract: The article is now presented as Course Completion Work (CCW) systematizes research results developed in the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships, (acronym in Portuguese, PIBIC/CNPq/UFPB), between 2021 and 2022, whose objective was to investigate the changes and challenges in the training of Geography teachers after the approval of the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers, the BNC- Formação. For this purpose, the three face-to-face undergraduate courses in Geography located at the Federal University of Paraíba (João Pessoa campus) and at the Federal University of Campina Grande (Campina Grande and Cajazeiras campus) were adopted as the spatial area of the research. The methodology followed the guidelines of qualitative research and, at first, proceeded with the analysis of official documents such as the National Curriculum Guidelines (DCN) and the Course Pedagogical Projects (PPC). Complementarily, a bibliographical analysis of books, articles and works related to the theme was used, in particular articles by coordinators, teachers and students of the investigated courses that were published in the e- book “Training of Geography Teachers in Paraíba: advances and resistance in curriculum reform”, organized by Assis, Albuquerque and Morais (2022). This book is a collection of reflections presented in round tables and working groups of the Seminar Formation of Geography Teachers in Paraíba, held at UFPB, in May 2022, in a hybrid format, as one of the activities and results of this research. Finally, video recordings of the aforementioned seminar were also used as a source of complementary research. Content analysis was the technique used to examine data from official documents, bibliographic materials and speeches and messages present in the video recordings. In the results and discussions, the differences between the 2015 and 2019 DCN were identified and the training advances that reinforce the collective position of the investigated courses of opposing and resisting the changes imposed by the BNC-Training were evaluated.
Palavras-chave: Geografia
Formação de professores
Educação geográfica
BNC - Formação
Reforma curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geociências
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30132
Data do documento: 2-Dez-2022
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