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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30137
Tipo: TCC
Título: Estimativas e Identificação de áreas de Agregação de Vertebrados Silvestres atropelados no entorno de uma unidade de conservação no Nordeste do Brasil.
Autor(es): Albuquerque, Anna Carolina Figueiredo de
Primeiro Orientador: França, Frederico Gustavo Rodrigues
Resumo: A fragmentação de hábitat causada pela ação humana vem sendo um dos grandes desafios para a biologia da conservação, já que aumenta o risco de extinção de populações naturais. No entanto, a falta de planejamento das rodovias brasileiras resulta em expressivos impactos sobre a biodiversidade. O intenso tráfego rodoviário acarreta impactos diretos na fauna silvestre, em especial, na mortalidade por colisões com veículos e mudanças comportamentais. A pesquisa foi realizada em trechos de duas rodovias, BR-101 e PB-071, que margeiam a Reserva Biológica Guaribas, uma das mais importantes Unidades de Conservação do nordeste do Brasil. Essas rodovias foram monitoradas de março de 2010 a março de 2012 e foram encontrados 598 vertebrados silvestres atropelados. O grupo dos anfíbios foi mais atingido, seguido pelos mamíferos, répteis e aves. Os vertebrados mais afetados foram Rhinella jimi, Cerdocyon thous, Didelphis albiventris, Coragyps atratus, Epicrates assisi e Amphisbaenae alba. Foi observado ocorreu um alto índice de atropelamento na rodovia federal em comparação com a estadual, estas rodovias possuem características próprias, assim diferindo no número de mortes. Com a ajuda do programa Siriema, foi identificado distribuições de agrupamentos de atropelamentos ao longo das rodovias. Com o alto número de mortes no entorno da ReBio Guaribas, é preciso adotar políticas de manejo e medidas que possam prevenir ou diminuir os impactos causados pelas rodovias.
Abstract: The fragmentation of the habitat caused by human activity has been a major challenge for the conservation biology, it increase the risk of the extinction of natural populations. However, the lack of planning of the Brazilian roads result in expressive impacts on biodiversity. The intensity traffic in the roads cause direct impacts in wildlife, in particular, mortality by collisions with vehicle and behavioral changes. The survey was realized in a stretch of two roads, BR -101 and PB-071, that involves the area of Guaribas Biological Reserve, one of the most important protect areas in Northeast from Brazil. These roads had been monitored since March 2010 to March 2012 and were found 598 wildlife roadkilled. The Amphibians group was the most affected, followed by Mammals, Reptiles and Birds. The vertebrates were most affected Rhinella jimi, Cerdocyon thous, Didelphis albiventris, Coragyps atratus, Epicrates assisi and Amphisbaenae alba. It was realized that happened a high index of road kills on the federal road if compared with state road, these roads have one characteristics, thus differing in the number of deaths. Using the program Siriema, it helped in identified distribution of roadkills aggregation along the highway. With the high number of deaths in sorrouding ReBio Guaribas, is necessary adopt management policies and appropriate measures that could prevent or reduce the impact of highways.
Palavras-chave: Rodovias
Unidade de conservação
atropelamentos
animais silvestres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30137
Data do documento: 8-Mar-2013
Aparece nas coleções:TCC - Ecologia

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