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Tipo: TCC
Título: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: o que os professores universitários sabem sobre isso?
Autor(es): Almeida, Priscilla de Albuquerque
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva
Resumo: O ingresso dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no ensino superior é uma realidade, contudo as dificuldades enfrentadas pelos discentes com este perfil podem não apenas se configurar no transtorno em si, mas também no modo como os professores universitários lidam diante dessa problemática. Diante disso, será que os docentes universitários obtém o conhecimento necessário sobre o TDAH para que assim possam adotar posturas adequadas em prol da superação dessas dificuldades? Será que os alunos com TDAH estão realmente incluídos na Instituição de Ensino Superior? Diante do problema exposto, este artigo assumiu como objetivo geral analisar o conhecimento dos docentes universitários frente ao TDAH. Já os objetivos específicos trataram de a) verificar a conduta dos docentes frente às dificuldades associadas ao TDAH e b) descrever e analisar as práticas docentes mais comuns no grupo. Teve como metodologia a pesquisa exploratória, com delineamento transversal. Tratou-se de um estudo de levantamento de informações com abordagem qualitativa. Contou-se com a participação de 20 professores universitários da rede pública federal do estado da Paraíba. Os instrumentos usados foram: um questionário sociodemográfico e um instrumento para as Redes Semânticas Naturais (RSN). A RSN investigou o significado psicológico das palavras- chave Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Avaliação. Os resultados obtidos revelaram que o conhecimento dos professores universitários quanto aos entornos do TDAH não é suficiente para adotarem estratégias pedagógicas facilitadoras do processo de aprendizagem desses educandos. O referido estudo possibilitou uma contribuição ímpar para a vertente institucional da Psicopedagogia, qual área que se propõe também em fornecer um melhor assessoramento aos professores, no que tange a efetivação plena da aprendizagem.
Abstract: The inclusion of students with Attention Deficit Disorder / Hyperactivity Disorder (ADHD) in higher education is a reality, but the difficulties faced by students with this profile can not only configure the disorder itself, but also in the way academics deal to confront this problem. Therefore, will the university teachers get the necessary knowledge about ADHD so they can take appropriate positions for the sake of overcoming these difficulties? Will students with ADHD are actually included in the institution of higher education? Given the above problem, this article took over as main objective to analyze the knowledge of university teachers against ADHD. Alreadyealt with the specific objectives a) verify the conduct of teachers to face difficulties associated with ADHD and b) describe and analyze the most common teaching practices in the group. Methodology was to exploratory research, with cross-sectional design. It was an information gathering qualitative study. Counted with the participation of 20 university professors in the federal state of Paraíba network. The instruments used were: a sociodemographic questionnaire and the technique of Natural Semantic Networks (RSN). The RSN investigated the psychological meaning of the keywords Disorder Attention Deficit / Hyperactivity Disorder and Evaluation. The results revealed that knowledge of university teachers on the ADHD environments is not sufficient to adopt teaching strategies that facilitate the learning process of these students. The study provided a unique contribution to the institutional aspect of Psycho-pedagogy.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Professores universitários
Prática docente
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3014
Data do documento: 10-Fev-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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