Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30143
Tipo: Dissertação
Título: Gênero e sexualidade na autoafirmação de juventudes transgressoras em simulação Atheneu ONU: análise pelos princípios da Educação em Direitos Humanos
Autor(es): Morais, Nathália Loyane Fernandes de
Primeiro Orientador: Andrade, Fernando Cézar Bezerra de
Resumo: Este estudo visa analisar, pela perspectiva dos princípios da Educação em Direitos Humanos (EDH), o processo de autoafirmação de juventudes transgressoras em gênero e sexualidade na simulação Atheneu ONU, viabilizada no contexto do programa Simulação ONU, desenvolvido por docentes e discentes do ensino médio do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, instituição pública de ensino integral e médio a desenvolver a maior simulação ONU no Brasil, localizada em Aracaju/SE. As categorias de gênero e sexualidade são analisadas em um diálogo interseccional (Akotirene, 2019) através de pesquisadores/as decoloniais, Lugones (2014); Louro (2014, 2018) e Gomes (2018), e pelo conceito de racismo sistêmico-inercial (Santos, 2022). Por juventudes transgressoras neste trabalho são entendidas como as que rompem a normatividade estabelecida por uma imposição sociocultural, forjada na colonialidade como natural, colocando na posição de Outro aquele/a que fizesse oposição a hegemonia eurocêntrica colonial, por Miranda (2022); Lisbôa (2022); Pires (2022); Medeiros e Nolasco (2022); Lima e Nascimento (2022), e Lelis (2023). Refletindo na constituição de juventudes (Pais, 1990), e em seus processos de autoafirmação, que, divergindo em relação ao androcentrismo e à heterossexualidade compulsória, são sujeitas a diversas violências em ambiente educacional, com consequente prejuízo para sua escolarização (Abglt, 2016). Frente a essa problemática, assumem-se duas grandes premissas: primeiro, que um ambiente educacional guiado pelas premissas da EDH tende a minimizar situações discriminatórias, inclusive aquelas devidas ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero e suas intersecções opressoras (Akotirene, 2019). Por promover, de forma transversal, respeito à diversidade sexual e de gênero, e da dignidade humana como legítimas performances de juventudes transgressoras afinados aos Direitos Humanos nos processos educacionais, numa perspectiva pós-estruturalista pela pedagogia da transgressão decolonial, estudado por Odara (2020); Miranda (2022); Medeiros, Nolasco (2022); Jesus, Prado (2022), e Pires (2022). Segundo, a EDH ocorre, mesmo que implicitamente, em simulações da ONU, visto que tais simulações não só ilustram o funcionamento daquela organização internacional, mas se estruturam a fim de educarem para a convivência através da negociação dialogada e respeitosa, inclusive em situações de conflito. Esta pesquisa apoia-se na teoria foucaultiana em sua crítica à heteronormatividade e ao androcentrismo que compõem organicamente a sociedade (cuja cultura estabelece esse padrão sexual como o elemento natural para as relações interpessoais afetivas e para a ocupação dos espaços públicos e políticos, normatizando-os); e, nessa esteira, nas ideias de Louro (2013, 2014 e 2018) e Jesus (2013, 2014), em sua crítica a uma identidade de gênero universal e essencialista, e na teoria transgênero pela perspectiva de pessoas transexuais em seu processo de autoafirmação (Brzuzy; Nagoshi; Terrell, 2012), que compreendem como os espaços de sociabilidade podem atuar, cerceando subjetividades. Como objetivos específicos, primeiramente se investigam os marcadores escolares que excluem juventudes transgressoras em gênero e sexualidade naquela escola; em seguida, reflete-se sobre a potencialidade da Simulação ONU como estratégia de educação em Direitos Humanos no contexto escolar. No que diz respeito ao Programa de Simulação ONU no Atheneu Sergipense, discutem-se suas ações e resultados e, nesse contexto, examina-se o processo de autoafirmação de juventudes transgressoras. Diante disso, metodologicamente, a pesquisa é desenvolvida através de dois estudos empíricos cujos resultados são triangulados: no primeiro, faz-se observação direta do evento realizado em tal instituição para identificar as principais características e a dinâmica que compõem a simulação; no segundo, entrevistam-se, com roteiro semiestruturado, docentes (um deles dirigente da instituição); e discentes (heterossexuais, homossexuais, bissexuais, cisgênero, transgênero, não definido, não binário, e outras - LGBTI+), que participaram da simulação observada, a fim de compreender como os/as discentes percebiam sua inclusão na atividade e transgrediam na escola, em seu processo de autoafirmação. Os dados observados servem de apoio à análise de conteúdo (Bardin, 1977) das falas transcritas. Os resultados indicam que ainda que com muitas contradições e ambiguidades, numa relação de ambivalência pela Simulação ONU: no caso do Atheneu ONU, concluí ser esse um programa que colocava o/a estudante em posição de protagonismo em um ensino para além do ambiente de aprendizagem. Nele, em 2022, os/as jovens propuseram suas ideias num espaço que a escola provisoriamente garantiu para que, por meio das simulações da ONU, ocorressem autoafirmações de juventudes transgressoras em gênero e sexualidades.
Abstract: This study aims to analyze, from the perspective of the principles of Human Rights Education (HRE), the process of self-affirmation of transgressive gender and sexuality identities in the Atheneu UN simulation, made possible in the context of the UN Simulation program, developed by high school teachers and students at Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a public institution of integral and secondary education that developed the largest UN simulation in Brazil, located in Aracaju/SE. The categories of gender and sexuality are analyzed in an intersectional dialogue (Akotirene, 2019) by decolonial researchers, Lugones (2014); Louro (2014, 2018) and Gomes (2018), and the concept of systemic-inertial racism (Santos, 2022). By transgressing youths in this work are understood as those who break the normativity established by a sociocultural imposition, forged in coloniality as natural, placing in the position of Other the one who opposed the colonial Eurocentric hegemony, by Miranda (2022); Lisbôa (2022); Pires (2022); Medeiros and Nolasco (2022); Lima and Nascimento (2022), and Lelis (2023). Reflecting on the constitution of youths (Pais, 1990), and on their processes of selfassertion, which, diverging in relation to androcentrism and compulsory heterosexuality, are subject to various forms of violence in an educational environment, with consequent damage to their schooling (Abglt, 2016). Faced with this problem, two major premises are assumed: first, that an educational environment guided by the premises of EDH tends to minimize discriminatory situations, including those due to prejudice against sexual and gender diversity and their oppressive intersections (Akotirene, 2019). For promoting, in a transversal way, respect for sexual and gender diversity, and human dignity as legitimate performances of transgressive youths in tune with Human Rights in educational processes, in a post-structuralist perspective through the pedagogy of decolonial transgression, studied by Odara (2020); Miranda (2022); Medeiros, Nolasco (2022); Jesus, Prado (2022), and Pires (2022). Second, HRE occurs, even if implicitly, in UN simulations, since such simulations not only illustrate the functioning of that international organization, but are structured in order to educate for coexistence through dialogue and respectful negotiation, including in conflict situations. This research is based on Foucault’s theory in its critique of heteronormativity and androcentrism that organically compose society (whose culture establishes this sexual pattern as the natural element for affective interpersonal relationships and for the occupation of public and political spaces, regulating them ); and, in this wake, in the ideas of Louro (2013, 2014 and 2018) and Jesus (2013, 2014), in their critique of a universal and essentialist gender identity, and in transgender theory from the perspective of transgender people in their process of selfaffirmation (Brzuzy; Nagoshi; Terrell, 2012), who understand how sociability spaces can act, restricting subjectivities. As specific objectives, firstly, we investigate the school markers that exclude transgressive youths in terms of gender and sexuality in that school; then, it reflects on the potentiality of the UN Simulation as a strategy for education in Human Rights in the school context. With regard to the UN Simulation Program at Atheneu Sergipense, its actions and results are discussed and, in this context, the process of self-assertion of transgressive youths is examined. In view of this, methodologically, the research is developed through two empirical studies whose results are triangulated: in the first, direct observation of the event held at that institution is carried out to identify the main characteristics and dynamics that make up the simulation; in the second, teachers (one of whom is a director of the institution) are interviewed using a semi-structured script; and students (heterosexual, homosexual, bisexual, cisgender, transgender, undefined, non-binary, and others - LGBTI+), who participated in the observed simulation, in order to understand how students perceived their inclusion in the activity and transgressed at school, in their self-affirmation process. The observed data support the content analysis (Bardin, 1977) of the transcribed statements. The results indicate that, despite many contradictions and ambiguities, in an ambivalent relationship with the UN Simulation: in the case of Atheneu UN, I concluded that this was a program that placed the student in a position of protagonism in teaching beyond the learning environment. In it, in 2022, young people proposed their ideas in a space that the school provisionally guaranteed so that, through UN simulations, self-affirmations of transgressive youths in gender and sexualities would occur.
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos - EDH
Juventudes transgressoras - Autoafirmação
Gênero e sexualidade
Simulação Atheneu - ONU
Intersecções opressoras
Human Rights Education
Self-affirmation
Transgressive youths in gender and sexuality
Atheneu UN simulation
Oppressive intersections
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30143
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatháliaLoyaneFernandesDeMorais_Dissert.pdf5,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons