Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Karla Araújo-
dc.date.accessioned2024-05-02T13:52:20Z-
dc.date.available2023-05-26-
dc.date.available2024-05-02T13:52:20Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30153-
dc.description.abstractConsidering reading and its importance morphological awareness has been the object of study in education, not unlike experimental psycholinguistics, a field of it. However, little has been defined about what it represents. This morphological awareness, because it is not a simple process, includes a range of other processes within it. This dissertation seeks to clarify the relationship between morphological awareness and morphological competence through reading processes and to infer the functionality of metacognition in these processes, focusing on morphological competence. For that, a test was applied to verify the performance of morphological awareness and morphological competence, adapted according to Law et al. (2017) of the hidden priming of words. The stimuli used were suffixed nouns, generating six experimental conditions, including two distractors created specifically for this dissertation. The test was created via PCIbex. The application presented two steps. A test step, a training step, and both an example to elucidate the experimental functionality. In this experiment, a sample of 35 subjects at the university level, monolingual, right-handed, speakers of Brazilian Portuguese was used. The results obtained point to the fact that the pseudo-derivation took a longer processing time because of the morphological condition because there would have to be an identification of the morpheme and metacognition to conclude that there is no significant equivalence between the words. Among the conclusions, it was considered the need to clarify future studies that distinguish a better conception of morphological awareness and morphological competence, taking linguistics as a basis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-02T13:52:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KarlaAraújoPinheiro_Dissert.pdf: 2376255 bytes, checksum: a9acadd2ab88cca2801395d624ec1748 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-02T13:52:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KarlaAraújoPinheiro_Dissert.pdf: 2376255 bytes, checksum: a9acadd2ab88cca2801395d624ec1748 (MD5) Previous issue date: 2022-07-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectCompetência morfológicapt_BR
dc.subjectLeitura - Psicolinguísticapt_BR
dc.subjectMorphological awarenesspt_BR
dc.subjectMorphological competencept_BR
dc.subjectMetacognitionpt_BR
dc.subjectReading and Psycholinguisticspt_BR
dc.titlePsicolinguística e leitura : um estudo sobre consciência morfológica e competência gramatical no processamento de palavras derivadas em português brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari Neto, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211922429806274pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Juliana Novo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301236099786831pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304305369715980pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a leitura e a sua importância a consciência morfológica tem sido objeto de estudo da educação, não diferente, da psicolinguística experimental, um campo dela. Entretanto, pouco tem se delimitado sobre o que ela representa de fato. Esta consciência morfológica, por não se tratar de um processo simples inclui uma gama de outros processos dentro dela. A presente dissertação busca aclarar a relação entre consciência morfológica e competência morfológica através de processos de leitura e inferir nestes processos a funcionalidade da metacognição, focando na competência morfológica. Para tanto aplicou-se um teste para verificar a atuação da consciência morfológica e da competência morfológica adaptado conforme Law et al. (2017) de priming encoberto de palavras. Os estímulos usados foram substantivos sufixados, gerando seis condições experimentais tendo dentre elas duas distratoras criadas especificamente para esta dissertação. O teste foi criado via PCIbex. Durante a aplicação apresentou duas etapas. Uma etapa teste, uma etapa treino e antes de ambos um exemplo para elucidar a funcionalidade experimental. Neste experimento foi utilizada uma amostra de 35 sujeitos em nível universitário, monolíngues, destros, falantes do português brasileiro. Os resultados obtidos apontam para a pseudo-derivação levou um maior tempo de processamento frente a condição morfológica porque teria que haver identificação do morfema e uma metacognição para concluir que não existe uma equivalência significativa entre as palavras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarlaAraújoPinheiro_Dissert.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons