Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30153
Tipo: Dissertação
Título: Psicolinguística e leitura : um estudo sobre consciência morfológica e competência gramatical no processamento de palavras derivadas em português brasileiro
Autor(es): Pinheiro, Karla Araújo
Primeiro Orientador: Ferrari Neto, José
Primeiro Coorientador: Gomes, Juliana Novo
Resumo: Considerando a leitura e a sua importância a consciência morfológica tem sido objeto de estudo da educação, não diferente, da psicolinguística experimental, um campo dela. Entretanto, pouco tem se delimitado sobre o que ela representa de fato. Esta consciência morfológica, por não se tratar de um processo simples inclui uma gama de outros processos dentro dela. A presente dissertação busca aclarar a relação entre consciência morfológica e competência morfológica através de processos de leitura e inferir nestes processos a funcionalidade da metacognição, focando na competência morfológica. Para tanto aplicou-se um teste para verificar a atuação da consciência morfológica e da competência morfológica adaptado conforme Law et al. (2017) de priming encoberto de palavras. Os estímulos usados foram substantivos sufixados, gerando seis condições experimentais tendo dentre elas duas distratoras criadas especificamente para esta dissertação. O teste foi criado via PCIbex. Durante a aplicação apresentou duas etapas. Uma etapa teste, uma etapa treino e antes de ambos um exemplo para elucidar a funcionalidade experimental. Neste experimento foi utilizada uma amostra de 35 sujeitos em nível universitário, monolíngues, destros, falantes do português brasileiro. Os resultados obtidos apontam para a pseudo-derivação levou um maior tempo de processamento frente a condição morfológica porque teria que haver identificação do morfema e uma metacognição para concluir que não existe uma equivalência significativa entre as palavras.
Abstract: Considering reading and its importance morphological awareness has been the object of study in education, not unlike experimental psycholinguistics, a field of it. However, little has been defined about what it represents. This morphological awareness, because it is not a simple process, includes a range of other processes within it. This dissertation seeks to clarify the relationship between morphological awareness and morphological competence through reading processes and to infer the functionality of metacognition in these processes, focusing on morphological competence. For that, a test was applied to verify the performance of morphological awareness and morphological competence, adapted according to Law et al. (2017) of the hidden priming of words. The stimuli used were suffixed nouns, generating six experimental conditions, including two distractors created specifically for this dissertation. The test was created via PCIbex. The application presented two steps. A test step, a training step, and both an example to elucidate the experimental functionality. In this experiment, a sample of 35 subjects at the university level, monolingual, right-handed, speakers of Brazilian Portuguese was used. The results obtained point to the fact that the pseudo-derivation took a longer processing time because of the morphological condition because there would have to be an identification of the morpheme and metacognition to conclude that there is no significant equivalence between the words. Among the conclusions, it was considered the need to clarify future studies that distinguish a better conception of morphological awareness and morphological competence, taking linguistics as a basis.
Palavras-chave: Linguística
Metacognição
Consciência morfológica
Competência morfológica
Leitura - Psicolinguística
Morphological awareness
Morphological competence
Metacognition
Reading and Psycholinguistics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30153
Data do documento: 26-Jul-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarlaAraújoPinheiro_Dissert.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons