Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30165
Tipo: Dissertação
Título: A autoria multimodal no gênero reconto de crianças na educação infantil de João Pessoa-PB, em diferentes contextos
Autor(es): Oliveira, Priscilla Carina Carneiro de
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: Cada vez mais se reconhece a importância da formação das crianças na Educação Infantil. O desenvolvimento da criança como sujeito está diretamente ligado à linguagem, por isso a inserção da criança nos gêneros orais requer um cuidado especial. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi observar a autoria multimodal no gênero reconto em alunos da educação infantil, em João Pessoa/PB, em diferentes contextos. Teoricamente, foram utilizados os estudos de Calil (2009) sobre autoria na escrita infantil; o envelope multimodal de Ávila-Nóbrega (2010); as pesquisas sobre gêneros, de Dolz e Schneuwly (2004); além desses buscamos contribuições em Chacon (2022);de Kendon (1982), McNeill (1985) e Cavalcante (2019) e teses que abordaram de alguma forma essa temática como a de Brandão (2015), Escarião (2019), Melo (2015), Melo (2023), Almeida (2018). Metodologicamente, coletamos os dados, durante dois meses, de duas crianças, com idade entre 4 e 5 anos, provenientes uma da escola pública e outra da escola particular. O material escolhido para o reconto foram duas histórias infantis: ―O grande rabanete‖, de Tatiana Belinky e ―A bruxinha atrapalhada‖, de Eva Furnari. Todo o material coletado foi transcrito no ELAN, que é uma ferramenta profissional para transcrever manualmente as gravações de áudio ou vídeo. Nesses dados constatamos marcas de autoria multimodal infantil, uma vez que as crianças, em vários momentos, realizaram gestos e criaram novo enredo para narrar o que viram e ouviram anteriormente. Os resultados evidenciaram marcas que mostram a autoria multimodal nos recontos das duas crianças.
Abstract: The importance of children's education in early childhood education is increasingly recognized. The development of the child as a subject is directly linked to language, so the insertion of the child in oral genres requires special care. In view of this, the objective of this research was to observe multimodal authorship in the recount genre in early childhood education students in João Pessoa/PB, in different contexts. Theoretically, we used the studies of Calil (2009) on authorship in children's writing; the multimodal envelope of Ávila-Nóbrega (2010); the research on genres, by Dolz and Schneuwly (2004); in addition to these, we sought contributions from Chacon (2022); Kendon (1982), McNeill (1985) and Cavalcante (2019) and theses that somehow addressed this theme such as Brandão (2015), Escarião (2019), Melo (2015), Melo (2023), Almeida (2018). Methodologically, we collected data, for two months, from two children, aged between 4 and 5 years, from a public school and another from a private school. The material chosen for the retelling were two children's stories: "O grande rabanete", by Tatiana Belinky and "A bruxinha atrapalhada", by Eva Furnari. All the material collected was transcribed in ELAN, which is a professional tool for manually transcribing audio or video recordings. In these data we found marks of multimodal authorship of children, since the children, at various times, made gestures and created a new storyline to narrate what they saw and heard previously. The results showed marks that show multimodal authorship in the retellings of the two children.
Palavras-chave: Linguística
Oralidade - Educação infantil
Autoria multimodal
Gênero reconto
Orality
Multimodal authorship
Childhood education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30165
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PriscillaCarinaCarneiroDeOliveira_Dissert.pdf5,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons