Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Alinildo Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-05-06T12:36:16Z-
dc.date.available2023-10-24-
dc.date.available2024-05-06T12:36:16Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30169-
dc.description.abstractMonitoring graduates is a very current topic and of great importance for postgraduate courses. Knowing the reality of graduates contributes to the strategic planning of courses and to better training provided in postgraduate programs. The main objective of this work was to highlight the contributions that the aforementioned program provided to graduates for their insertion into the professional job market and academic career. The methodology for conducting this study is based on a qualitative approach, with descriptive and interpretative characteristics. We collected data through documents and administered a questionnaire. The population of our research comprises graduates from the first class of 2008 to those graduating in October 2022. As a result of this research, we concluded that PPGAU has been able to contribute significantly to the academic and professional careers of graduates, training and enabling resources human resources for the practice of architecture in various fields, especially for scientific research and teaching in higher education, aligned with the objectives of postgraduate studies, enabling them to continue their professional and academic lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-06T12:36:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlinildoFerreiraDePontes_Dissert.pdf: 5810241 bytes, checksum: 4f76615aca600518441e550436abbae8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-06T12:36:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlinildoFerreiraDePontes_Dissert.pdf: 5810241 bytes, checksum: 4f76615aca600518441e550436abbae8 (MD5) Previous issue date: 2023-10-06en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPós-graduação - Egressospt_BR
dc.subjectAvaliação da pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectArquitetura e urbanismopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCarreira acadêmicapt_BR
dc.subjectGraduatespt_BR
dc.subjectPostgraduate evaluationpt_BR
dc.subjectArchitecture and urbanismpt_BR
dc.titleA contribuição da pós-graduação para a formação acadêmica e profissional dos egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744136187203409pt_BR
dc.description.resumoO acompanhamento de egressos é um tema bastante atual e de grande importância para os cursos de pós-graduação. Conhecer a realidade dos egressos contribui para o planejamento estratégicos dos cursos e para melhor a formação possibilitada nos programas de pós-graduação. O objetivo principal deste trabalho foi evidenciar as contribuições que o referido programa proporcionou aos egressos para sua inserção no mercado de trabalho profissional e na carreira acadêmica. A metodologia para condução deste estudo apoia-se em uma abordagem qualitativa, com características descritivas e interpretativas. Realizamos coleta de dados por meio de documentos e aplicação de questionário. A população da nossa pesquisa compreende os egressos desde a primeira turma do ano de 2008 até os formados em outubro de 2022. Como resultado desta pesquisa, concluímos que o PPGAU tem conseguido contribuir significativamente para as carreiras acadêmicas e profissionais dos egressos, capacitando e habilitando recursos humanos para o exercício da arquitetura em vários campos de atuação, especialmente para a pesquisa científica e para a prática da docência no ensino superior, alinhadas aos objetivos da pós-graduação, possibilitando a eles o prosseguimento na vida profissional e acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlinildoFerreiraDePontes_Dissert.pdf5,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons