Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Michelle Dias-
dc.date.accessioned2017-11-28T15:11:47Z-
dc.date.available2014-03-26-
dc.date.available2017-11-28T15:11:47Z-
dc.date.issued2014-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3016-
dc.description.abstractThis research whose theme is Reflections on mathematical games and children's learning in early childhood education major objective was to reflect on the learning of mathematics in kindergarten through playfulness . Seeking to address the problem this research - As games favor the learning of mathematics in early childhood education ? - Conducted a literature review based on specific theoretical references to early childhood education , the playfulness and the teaching of mathematics through educational games . With this study , it was found that mathematics is a discipline that requires much attention and students' thinking in order to accomplish the desired learning , so there is the need for the child to get the broad understanding of mathematical concepts - which requires a lot of creativity and attitude the educator to offer ways that lead students to investigate , thinking and have the ability to find solutions to certain situations . Thus , one should consider the game as a facilitator of knowledge construction and cognitive development process, as well as providing learning through play , strengthens child development , interaction with others and learning with autonomy child, in which she participates intensively , highlighting your identity . Therefore , the games used for math classes are very important resources to boost school routine , do things differently so that learning happens naturally and child learn really.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-28T15:11:47Z No. of bitstreams: 1 MDO26062014.pdf: 374509 bytes, checksum: 76671aca2d46c697feaaa3286c8ae6fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-28T15:11:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MDO26062014.pdf: 374509 bytes, checksum: 76671aca2d46c697feaaa3286c8ae6fd (MD5) Previous issue date: 2014-01-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleReflexões sobre os jogos matemáticos e a aprendizagem da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Rosemary Evaristo-
dc.description.resumoEsta pesquisa cujo tema é Reflexões sobre os jogos matemáticos e a aprendizagem da criança na educação infantil teve por objetivo maior refletir sobre a aprendizagem da matemática na educação infantil através da ludicidade. Buscando-se responder ao problema desta pesquisa - Como os jogos favorecem o aprendizado da matemática na educação infantil? – realizamos uma revisão da literatura com base em referências teóricas específicas à educação infantil, à ludicidade e ao ensino da matemática através de jogos pedagógicos. Com este estudo, foi constatado que a matemática é uma disciplina que exige muita atenção e raciocínio dos alunos para conseguir atingir o aprendizado desejado, por isso há a necessidade de a criança chegar à compreensão ampla de conceitos matemáticos – o que requer muita criatividade e atitude do educador em oferecer meios que levem os alunos a investigar, pensar e ter a capacidade de procurar soluções para determinadas situações. Assim, deve-se pensar o jogo como instrumento facilitador do processo de construção de conhecimento e do desenvolvimento cognitivo da criança, pois além de proporcionar o aprendizado através da brincadeira, fortalece o desenvolvimento infantil, a interação com o outro e uma aprendizagem com autonomia da criança, na qual ela participa intensivamente, colocando em evidência sua identidade. Portanto, os jogos usados para as aulas de matemática são recursos importantíssimos para dinamizar a rotina escolar, fazer diferente para que a aprendizagem aconteça naturalmente e a criança aprenda de verdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDO26062014.pdf365,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.