Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3016Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Michelle Dias | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-28T15:11:47Z | - |
| dc.date.available | 2014-03-26 | - |
| dc.date.available | 2017-11-28T15:11:47Z | - |
| dc.date.issued | 2014-01-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3016 | - |
| dc.description.abstract | This research whose theme is Reflections on mathematical games and children's learning in early childhood education major objective was to reflect on the learning of mathematics in kindergarten through playfulness . Seeking to address the problem this research - As games favor the learning of mathematics in early childhood education ? - Conducted a literature review based on specific theoretical references to early childhood education , the playfulness and the teaching of mathematics through educational games . With this study , it was found that mathematics is a discipline that requires much attention and students' thinking in order to accomplish the desired learning , so there is the need for the child to get the broad understanding of mathematical concepts - which requires a lot of creativity and attitude the educator to offer ways that lead students to investigate , thinking and have the ability to find solutions to certain situations . Thus , one should consider the game as a facilitator of knowledge construction and cognitive development process, as well as providing learning through play , strengthens child development , interaction with others and learning with autonomy child, in which she participates intensively , highlighting your identity . Therefore , the games used for math classes are very important resources to boost school routine , do things differently so that learning happens naturally and child learn really. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-28T15:11:47Z No. of bitstreams: 1 MDO26062014.pdf: 374509 bytes, checksum: 76671aca2d46c697feaaa3286c8ae6fd (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-28T15:11:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MDO26062014.pdf: 374509 bytes, checksum: 76671aca2d46c697feaaa3286c8ae6fd (MD5) Previous issue date: 2014-01-22 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | Reflexões sobre os jogos matemáticos e a aprendizagem da criança na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Rosemary Evaristo | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa cujo tema é Reflexões sobre os jogos matemáticos e a aprendizagem da criança na educação infantil teve por objetivo maior refletir sobre a aprendizagem da matemática na educação infantil através da ludicidade. Buscando-se responder ao problema desta pesquisa - Como os jogos favorecem o aprendizado da matemática na educação infantil? – realizamos uma revisão da literatura com base em referências teóricas específicas à educação infantil, à ludicidade e ao ensino da matemática através de jogos pedagógicos. Com este estudo, foi constatado que a matemática é uma disciplina que exige muita atenção e raciocínio dos alunos para conseguir atingir o aprendizado desejado, por isso há a necessidade de a criança chegar à compreensão ampla de conceitos matemáticos – o que requer muita criatividade e atitude do educador em oferecer meios que levem os alunos a investigar, pensar e ter a capacidade de procurar soluções para determinadas situações. Assim, deve-se pensar o jogo como instrumento facilitador do processo de construção de conhecimento e do desenvolvimento cognitivo da criança, pois além de proporcionar o aprendizado através da brincadeira, fortalece o desenvolvimento infantil, a interação com o outro e uma aprendizagem com autonomia da criança, na qual ela participa intensivamente, colocando em evidência sua identidade. Portanto, os jogos usados para as aulas de matemática são recursos importantíssimos para dinamizar a rotina escolar, fazer diferente para que a aprendizagem aconteça naturalmente e a criança aprenda de verdade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MDO26062014.pdf | 365,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
