Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30209
Tipo: | Dissertação |
Título: | [R]existir: a performance da Vintena Brasileira |
Autor(es): | Fernandes Filho, Francisco Orniudo |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Fábio Henrique |
Resumo: | Este trabalho investiga a performance da Vintena Brasileira, uma orquestra regida pelo pianista, compositor e arranjador paulistano André Marques, que surgiu a partir de oficinas de ritmos brasileiros iniciadas em 2003. A Vintena Brasileira se fundamenta, como descrito em seu site oficial, nos preceitos da Música Universal na acepção de Hermeto Pascoal. O termo é empregado por este músico na tentativa de descrever seu sistema musical, desenvolvido durante um intenso regime de ensaios entre os anos de 1981 e 1993 no bairro do Jabour, localizado na periferia do Rio de Janeiro. As práticas ali desenvolvidas configuraram um ambiente artístico-pedagógico referido na literatura como Escola Jabour, do qual André Marques e, consequentemente, a Vintena Brasileira são apontados como ramificações, de acordo com a literatura especializada. Motivado inicialmente pela minha experiência como integrante do grupo entre os anos de 2017 e 2018, bem como pelas interações e relações humanas estabelecidas, busco compreender as principais relações entre o conceito de Música Universal da Escola Jabour e os processos criativos, de transmissão e de performance musical da Vintena Brasileira. Para alcançar os objetivos pretendidos, o delineamento metodológico do trabalho inclui pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As análises e interpretações foram desenvolvidas com base na articulação entre as perspectivas teóricas dos estudos da performance musical, das perspectivas empíricas e reflexivas da literatura específica sobre a Música Universal de Hermeto Pascoal e as dimensões empíricas produzidas durante o processo de pesquisa. Os resultados apontam para uma performance que se caracteriza como resultado das experiências vividas nos processos sociointerativos e que se refletem nos elementos sonoros-estruturais e contextuais da orquestra, articulados com conceitos, técnicas e procedimentos da Música Universal, abarcando dimensões de intuição, oralidade, improvisação e coletividade, gerando, assim, novas interações e experiências por meio dos produtos e desdobramentos dessa performance. |
Abstract: | This work investigates the performance of Vintena Brasileira, an orchestra conducted by André Marques, a pianist, composer, and arranger from São Paulo, Brazil. The orchestra emerged from Brazilian rhythms workshops initiated in 2003. Vintena Brasileira is based, as described on its official website, on the principles of Música Universal, as conceived by Hermeto Pascoal. This term is employed by the musician in an attempt to describe his musical system, which was developed through an intense rehearsal regime between 1981 and 1993 in the Jabour neighborhood, located on the outskirts of Rio de Janeiro. The practices developed there established an artistic-pedagogical environment referred to in the literature as Escola Jabour, from which André Marques and, consequently, Vintena Brasileira are recognized as offshoots by specialized literature. Motivated by my previous participation in the group between 2017 and 2018 and the ensuing human interactions and relationships, this study aims to comprehend the main connections between the concept of Música Universal from Escola Jabour and the creative, transmission, and musical performance processes of Vintena Brasileira. In order to construct a comprehensive understanding of the proposed theme, this study is grounded in the field of performance studies from an ethnomusicological perspective. In this regard, I propose reflections that extend beyond the musical fact itself, encompassing individuals within their contexts, interactions, conceptions, audience, time, space, and other relevant aspects to attain a holistic and contextual comprehension of the group. To achieve the intended objectives, the methodological outline of this study encompasses bibliographic research, documental research, and semi-structured interviews. The analyses and interpretations were developed by integrating theoretical perspectives from musical performance studies, the empirical and reflective perspectives derived from specific literature on Hermeto Pascoal's Música Universal, and the empirical dimensions generated during the research process. The findings point to a performance that is characterized as a result of lived experiences in social-interactional processes, which are reflected in the sonic-structural and contextual elements of the orchestra, interwoven with concepts, techniques, and procedures of Música Universal, encompassing dimensions of intuition, orality, improvisation, and collectivity. Consequently, new interactions and experiences are generated through the products and ramifications of this performance. |
Palavras-chave: | Música - Performance Vintena Brasileira Música Universal - Pascoal, Hermeto Escola Jabour Transmissão musical Musical performance Musical transmission |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30209 |
Data do documento: | 24-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscoOrniudoFernandesFilho_Dissert.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons