Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Márcia Odete da-
dc.date.accessioned2017-11-29T13:42:54Z-
dc.date.available2013-10-02-
dc.date.available2017-11-29T13:42:54Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3020-
dc.description.abstractThis research has as an object of discourse assessment of children's learning in preschool. The main idea of the work is based on analyzing the factors to be considered in the evaluation process by teaching the child in preschool. The research was conducted with six teachers who teaches in preschool. In a school of public network of the city of Feira Nova PE.Was employed a methodological approach of qualitative exploratory, through a questionnaire containing fifteen questions in order to profile the participating teachers and gather information about the evaluation process happens in preschool institution cropped to the realization of research. Its importance lies in the revelation of contributing to the teaching of pre-school can better understand how to proceed in the evaluation process of the child. Pointing a dimension shaping the evaluation process of the child's learning with the aim of contributing to the teacher to have a different view toward each child at all times of the evaluation. It was found that the practice of evaluation in pre-school helps the teacher to make the diagnosis of your classroom. In order to identify the learning difficulties of the child. To be made later interventions (rehabilitation of didactic teaching) required to resolve the issues raised in the evaluation process. In conclusion, the assessment of the child's learning in preschool is not intended to promote or retain the child for school. However, enable the teacher to identify the difficulties that children have in learning everything to what is taught.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-29T13:42:54Z No. of bitstreams: 1 MOS02102013.pdf: 432021 bytes, checksum: d114af66cfe9c29929ea6c1a3797f7cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-29T13:42:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOS02102013.pdf: 432021 bytes, checksum: d114af66cfe9c29929ea6c1a3797f7cf (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem da criança na pré-escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Toscano, Geovânia da Silva-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto do discurso a avaliação da aprendizagem da criança na pré-escola. A ideia principal do trabalho está baseada em analisar os elementos a ser considerado pelo docente no processo avaliativo da criança na pré-escola. A pesquisa foi realizada com seis professoras que leciona no pré-escolar, numa escola da rede publica do município de Feira Nova PE. Foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário contendo quinze perguntas com o objetivo de traçar o perfil das professoras participantes e colher informações sobre como acontece o processo avaliativo na pré-escola da instituição encolhida para a realização da pesquisa. Sua importância encontra-se na revelação de contribuir para que o docente da pré- escola possa entender melhor como proceder no processo avaliativo da criança. Apontando uma dimensão modeladora do processo avaliativo da aprendizagem da criança com o objetivo de contribuir para o docente ter uma visão diferenciada voltada para cada criança em todos os momentos da avaliação. Verificou-se que a prática da avaliação na pré-escola contribuiu para que o professor possa fazer o diagnóstico da sua sala de aula. A fim de identificar as dificuldades de aprendizagem da criança. Para que posteriormente sejam feitas as intervenções (readaptação da didática de ensino) necessárias para solucionar os problemas levantados no processo avaliativo. Concluindo, a avaliação da aprendizagem da criança na pré-escola não tem como objetivo reter ou promover a criança para o ensino fundamental. Mas, possibilitar ao professor identificar as dificuldades que a criança tem em aprender tudo àquilo que lhe é ensinado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOS02102013.pdf421,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.