Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30238
Tipo: Tese
Título: Nucleação escolar e reorganização espacial da educação de jovens e adultos em Mamanguape/PB e Cuité de Mamanguape/PB: um estudo no campo da geografia da educação
Autor(es): Quintão, Altemar de Figueirêdo Bustorff
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Resumo: Neste estudo, nosso objetivo foi analisar as implicações do processo de nucleação escolar em Mamanguape e Cuité de Mamanguape para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro do campo da Geografia da Educação. Para isso, conduzimos uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, abordando historicamente as políticas públicas relacionadas à EJA. Além disso, exploramos o debate sobre a Geografia da Educação, que conferiu um sentido relevante ao nosso trabalho, uma vez que tratamos de um estudo geográfico acerca de um tema educacional. A partir desse campo de conhecimento, investigamos o processo de nucleação, entendido como um reflexo da doutrina neoliberal do capitalismo, nos mencionados municípios. Analisamos as justificativas apresentadas pelos governos municipais que levaram à implementação do fechamento de turmas da EJA e o fornecimento de transporte escolar para os alunos serem conduzidos à nova escola (núcleo). Em seguida, identificamos três desafios comuns enfrentados pelos estudantes da EJA, quando estudam em escolas-núcleos, e buscamos relacioná-los à nossa área de pesquisa, com base em referências teóricas, sendo eles: o aumento do tempo despendido para ir e voltar da escola-núcleo, em comparação ao tempo necessário para estudar na própria comunidade; o temor em relação à violência, ao terem que se deslocar para outra escola distante daquela a que estavam acostumados anteriormente; e, por fim, as dificuldades de acesso a essas escolas-núcleos, particularmente relacionadas à condição das rodovias e ao transporte escolar. Utilizamos um questionário, respondido por oito participantes, que se enquadraram na pesquisa, selecionados após a análise de diversos dados referentes ao abandono na EJA entre 2015 e 2019; ou seja, anteriormente à pandemia da COVID-19 no Brasil. Os participantes da pesquisa eram residentes de um dos dois municípios em questão, sendo quatro da zona rural de Cuité de Mamanguape, e quatro da periferia urbana de Mamanguape, localidades estas que presenciaram as turmas de EJA sendo fechadas. Para prosseguirem seus estudos, eles tiveram que se matricular em uma das quatro escolas-núcleos, localizadas na área mais central da zona urbana em ambos os municípios; porém, apesar dos esforços frente aos desafios de acesso, acabaram abandonando tais escolas. Esses indivíduos concordaram em relatar como os desafios anteriormente mencionados foram significativos em sua decisão de abandonar a escola. Como resultado, consideramos que cada estudante vivenciou uma realidade específica, e que as dificuldades enfrentadas por eles foram determinantes em suas decisões. Ao cruzarmos os dados teóricos com as respostas fornecidas, pudemos constatar que a nucleação na EJA, aliada a outros problemas, contribuiu para o aumento da taxa de abandono escolar, resultando em uma redução nos índices de escolaridade nos municípios em questão. Como consequência desse processo, a população economicamente mais desfavorecida se tornou ainda mais vulnerável no mercado de trabalho.
Abstract: In this study, our objective was to analyze the implications of the school nucleation process in Mamanguape and Cuité de Mamanguape for students in Youth and Adult Education (EJA), within the field of Geography of Education. To do so, we conducted a qualitative-quantitative research, historically addressing public policies related to EJA. Additionally, we explored the debate on Geography of Education, which gave significant meaning to our work, as we dealt with a geographical study about an educational theme. From this field of knowledge, we investigated the nucleation process, understood as a reflection of the neoliberal doctrine of capitalism, in the mentioned municipalities. We analyzed the justifications presented by municipal governments that led to the implementation of closing EJA classes and providing school transportation for students to be taken to the new school (nucleus). Next, we identified three common challenges faced by EJA students when studying in nucleus schools and sought to relate them to our research area based on theoretical references. These challenges include: the increased time spent traveling to and from the nucleus school compared to studying in their own community; fear of violence when having to travel to a distant school different from what they were previously accustomed to; and finally, difficulties in accessing these nucleus schools, particularly related to road conditions and school transportation. We used a questionnaire, answered by eight participants who fit the research criteria, selected after analyzing various data related to EJA dropout rates between 2015 and 2019, prior to the COVID-19 pandemic in Brazil. The research participants were residents of one of the two municipalities in question, with four from the rural area of Cuité de Mamanguape and four from the urban outskirts of Mamanguape. These locations witnessed the closure of EJA classes. In order to continue their studies, they had to enroll in one of the four nucleus schools located in the central area of the urban zone in both municipalities. However, despite their efforts to overcome access challenges, they ended up abandoning these schools. These individuals agreed to report how the previously mentioned challenges were significant in their decision to drop out of school. As a result, we considered that each student experienced a specific reality, and the difficulties they faced were determining factors in their decisions. By cross-referencing theoretical data with the provided responses, we were able to ascertain that nucleation in EJA, combined with other problems, contributed to an increase in the school dropout rate, resulting in a decrease in educational attainment in the municipalities in question. As a consequence of this process, the economically disadvantaged population became even more vulnerable in the job market.
RESUMEN. En este estudio, nuestro objetivo fue analizar las implicaciones del proceso de nucleación escolar en Mamanguape y Cuité de Mamanguape para los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), dentro del campo de la Geografía de la Educación. Para ello, realizamos una investigación de naturaleza cuali-cuantitativa, abordando históricamente las políticas públicas relacionadas con EJA. Además, exploramos el debate sobre la Geografía de la Educación, lo cual otorgó un sentido relevante a nuestro trabajo, dado que abordamos un estudio geográfico sobre un tema educativo. A partir de este campo de conocimiento, investigamos el proceso de nucleación, entendido como un reflejo de la doctrina neoliberal del capitalismo, en los mencionados municipios. Analizamos las justificaciones presentadas por los gobiernos municipales que llevaron a la implementación del cierre de aulas de EJA y la provisión de transporte escolar para llevar a los estudiantes a la nueva escuela (núcleo). A continuación, identificamos tres desafíos comunes que enfrentan los estudiantes de EJA al estudiar en escuelas núcleo, y buscamos relacionarlos con nuestra área de investigación, basándonos en referencias teóricas. Estos desafíos incluyen: el aumento del tiempo dedicado a ir y volver de la escuela núcleo en comparación con el tiempo necesario para estudiar en su propia comunidad; el temor a la violencia al tener que desplazarse a una escuela lejana diferente a la que estaban acostumbrados anteriormente; y, por último, las dificultades de acceso a estas escuelas núcleo, especialmente relacionadas con las condiciones de las carreteras y el transporte escolar. Utilizamos un cuestionario respondido por ocho participantes que cumplieron con los criterios de investigación, seleccionados después de analizar diversos datos relacionados con la deserción en la EJA entre 2015 y 2019, es decir, antes de la pandemia de COVID-19 en Brasil. Los participantes de la investigación eran residentes de uno de los dos municipios en cuestión, siendo cuatro de la zona rural de Cuité de Mamanguape y cuatro de la periferia urbana de Mamanguape. Estas localidades presenciaron el cierre de las clases de EJA. Para continuar sus estudios, tuvieron que inscribirse en una de las cuatro escuelas núcleo ubicadas en la zona central de la zona urbana en ambos municipios. Sin embargo, a pesar de sus esfuerzos por superar los desafíos de acceso, terminaron abandonando estas escuelas. Estas personas accedieron a relatar cómo los desafíos mencionados anteriormente fueron significativos en su decisión de abandonar la escuela. Como resultado, consideramos que cada estudiante experimentó una realidad específica y que las dificultades que enfrentaron fueron determinantes en sus decisiones. Al cruzar los datos teóricos con las respuestas proporcionadas, pudimos constatar que la nucleación en la EJA, junto con otros problemas, contribuyó al aumento de la tasa de abandono escolar, lo que resultó en una reducción en los índices de escolaridad en los municipios en cuestión. Como consecuencia de este proceso, la población económicamente más desfavorecida se volvió aún más vulnerable en el mercado laboral.
Palavras-chave: EJA - Educação de Jovens e Adultos
Nucleação escolar
Geografia da educação
School nucleation
Geography of education
Nucleación escolar
Geografía de la educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30238
Data do documento: 2-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons