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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30242
Tipo: Dissertação
Título: Introdução de veículos elétricos no alimentador JPS B-l6
Autor(es): Sousa, Diógenes Montiel Rodrigues de
Primeiro Orientador: Salvadori, Fabiano
Segundo Orientador: Gehrke, Camila Seibel
Primeiro Coorientador: Hartmann, Lucas Vinicius
Resumo: A introdução do Veículos Elétricos é realidade no mundo, devido, entre outros fatores, preocupação com a emissão de poluentes dos motores a combustão. Essa entrada de carga pode gerar algumas dificuldades aos sistemas elétricos de maneira global, ou regionalmente. Sendo assim, neste documento é abordado um estudo sobre os impactos dos Veículos Elétricos no alimentador da Energisa JPS Bl-6, que foi implementado a partir da Base de Dados Geográfica da Distribuidora. A modelagem do sistema é construída no Simulink/MATLAB®, com simulações no domínio do tempo. A análise dos impactos contempla a capacidade dos alimentadores, quanto a tensão e potência, assim como o Fator de Carga. Além disso, algumas soluções foram sugeridas como forma de amenizar os impactos que o excedente de carga dos Veículos Elétricos somariam a demanda do alimentador. Uma dessas soluções será analisada minunciosamente, de forma a verificar se traria resultados satisfatórios e o investimento seria de valia. Desse modo, o intuito é realizar o gerenciamento de energia com a introdução do Banco de Baterias no alimentador para que funcione como um serviço auxiliar do sistema.
Abstract: The introduction of Electric Vehicles is a reality in the world, due, among other factors, to the concern with the emission of pollutants from combustion engines. This load entry can generate some difficulties for electrical systems globally or regionally. Therefore, this document addresses a study on the impacts of Electric Vehicles on the Energisa JPS Bl-6 feeder, which was implemented using the Distributor’s Geographic Database. The system modeling is built in Simulink/MATLAB®, with time domain simulations. The analysis of impacts includes the capacity of the feeders, in terms of voltage and power, as well as the Load Factor. In addition, some solutions were suggested as a way of mitigating the impacts that the excess charge of Electric Vehicles would add to the demand of the feeder. One of these solutions will be analyzed in detail, in order to verify if it would bring satisfactory results and the investment would be worthwhile. Thus, the aim is to perform energy management with the introduction of the Battery Bank in the feeder so that it works as an auxiliary service of the system.
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Capacidade do alimentador
Gerenciamento de energia
Baterias
Electrical engineering
Electric vehicles
Feeder capacity
Energy management
Batteries
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30242
Data do documento: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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