Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30257
Tipo: TCC
Título: Plantas medicinais como tema gerador para a aprendizagem de botânica nas turmas da 2o série do ensino médio
Autor(es): Oliveira, Raiany Larissa Lima de
Primeiro Orientador: Lima, Rivete Silva de
Resumo: O ensino fragmentado é comum em muitas áreas de estudo, sendo uma delas a Botânica, na qual os assuntos são trabalhados de uma forma desvinculada da realidade do educando, o que resulta na cegueira botânica, assim comprometendo a aprendizagem dos educandos referente aos conteúdos da área. Assim, utilizar as plantas medicinais como tema gerador, é importante, pois possibilita trabalhar esses assuntos através de temas extraídos do contexto do educando. Nesse sentido, o presente trabalho intitulado Plantas Medicinais como Tema Gerador para a Aprendizagem de Botânica tendo como público-alvo 36 alunos da 2o série do Ensino Médio, teve como objetivo analisar as problemáticas que interferem diretamente no processo de ensino-aprendizagem da Botânica nas turmas da 2o série da escola E.E.E.F. Professora Antônia Rangel de Farias, localizada no município de João Pessoa-PB e a partir disso destacar a potencialidade do uso da Plantas Medicinais como uma proposta de tema gerador no ensino da Botânica para o alcance de um ensino-aprendizado mais contextualizado e significativo. Para a realização do trabalho, foi utilizada uma pesquisa participante de cunho qualitativa, na qual as atividades foram realizadas em 5 momentos, sendo elas: aplicação de questionário de sondagem, aula expositiva-dialogada, aplicação de jogo didático, aula teórico-prática e aplicação de questionário avaliativo. Ademais, a fim de verificar a eficiência do método utilizado, a coleta de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na qual os resultados mostram que os alunos possuem um amplo conhecimento sobre plantas medicinais, mas que ainda apresentam dificuldades quanto aos conteúdos da botânica. Logo, através das atividades utilizando as plantas medicinais numa perspectiva geradora, foi explorado aspectos voltados a diversas áreas da botânica, como a fisiologia, a morfologia, a anatomia e a taxonomia vegetal de uma forma contextualizada e interativa, promovendo não só o resgate e a valorização dos conhecimentos tradicionais, mas também um ensino mais conectado com a prática e a vida real, assim aproximando o conhecimento científico dos conhecimentos tradicionais.
Abstract: Fragmented teaching is common in many areas of study, one of them being Botany, in which subjects are works in a way that is disconnected from the reality of education, which results in botanical blindness, thus compromising students' learning regarding the contents of the area. . Therefore, using medicinal plants as a generating theme is important, as it makes it possible to work on these issues through themes extracted from the context of education. In this sense, the present work entitled Medicinal Plants as a Generating Theme for Learning Botany, with the target audience being 36 students from the 2nd year of high school, aimed to analyze the problems that directly interfere in the teaching-learning process of Botany in classes 2nd grade at E.E.E.F. Professor Antônia Rangel de Farias, located in the municipality of João Pessoa-PB and from this highlights the potential of using Medicinal Plants as a proposal for a generating theme in the teaching of Botany to achieve a more contextualized and meaningful teaching-learning. To carry out the work, a qualitative participatory research was used, in which the activities were carried out in 5 moments, namely: application of a survey questionnaire, expository-dialogue class, application of a didactic game, theoretical-practical class and application of evaluative questionnaire. Furthermore, to verify the efficiency of the method used, data collection occurred through content analysis, in which the results show that students have extensive knowledge about medicinal plants, but still have difficulties regarding botany content. Therefore, through activities using medicinal plants in a generative perspective, specific aspects of different areas of botany were explored, such as physiology, morphology, anatomy and plant taxonomy in a contextualized and interactive way, promoting not only rescue and appreciation of traditional knowledge, but also teaching that is more connected to practice and real life, thus bringing scientific knowledge closer to traditional knowledge.
Palavras-chave: Ensino de botânica
Formação de professores
Aprendizagem contextualizada de botânica
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30257
Data do documento: 16-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLLO22052024.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.