Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Maria Alice Pontes de-
dc.date.accessioned2024-05-23T17:44:32Z-
dc.date.available2023-10-30-
dc.date.available2024-05-23T17:44:32Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30273-
dc.description.abstractThis research brings as central question the trajectories of three women musicians, Nathalia Bellar, Sandra Belê and Glaucia Lima, acting in the city of João Pessoa, from their female protagonism in music from Paraíba, dialoguing with feminist theories, the field of Music and Gender, Ethnomusicology and related areas. In this perspective, this study brings a brief history of women in Brazil, highlighting the paths and struggles of women for the conquest of rights and spaces in society. Subsequently, it makes an overview of the field of Music and Gender, as well as the history of women in music, in order to analyze and discuss the trajectories and protagonism of three women musicians from Paraíba, from the theoretical referential. Furthermore, it brings general data about the quantity of women musicians in João Pessoa, and proposes to discuss measures to confront sexism expanding the debate to think about possibilities of female empowerment in music, aiming for protagonism, as well as to expand the presence of women in the various musical spaces.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-23T17:44:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaAlicePontesDeCarvalho_Dissert.pdf: 4003390 bytes, checksum: 2b47f364bfa17c9a46841cd94191a203 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-23T17:44:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaAlicePontesDeCarvalho_Dissert.pdf: 4003390 bytes, checksum: 2b47f364bfa17c9a46841cd94191a203 (MD5) Previous issue date: 2023-07-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica e gêneropt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectMúsica da Paraíbapt_BR
dc.subjectMulheres musicistaspt_BR
dc.subjectGender and musicpt_BR
dc.subjectFemale protagonismpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectMusic from Paraíbapt_BR
dc.subjectWomen musicianspt_BR
dc.titleProtagonismos femininos na música paraibana: um olhar sobre a trajetória de três mulheres musicistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eurides de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945222017075398pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2708275779687632pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa traz como questão central as trajetórias de três mulheres musicistas, Nathalia Bellar, Sandra Belê e Glaucia Lima, atuantes na cidade de João Pessoa, a partir de seus protagonismos femininos na música paraibana, dialogando com teorias feministas, com o campo de Música e Gênero, com a Etnomusicologia e áreas afins. Nessa perspectiva, o trabalho traz uma breve história das mulheres no Brasil, evidenciando os percursos e lutas das mulheres pela conquista de direitos e espaços na sociedade. Posteriormente, faz um apanhado sobre o campo de Música e Gênero, bem como a história das mulheres na música para, assim, trazer as trajetórias e protagonismos das três mulheres musicistas paraibanas, a fim de analisar e discutir essas trajetórias à luz do referencial teórico. Além disso, traz dados gerais sobre a quantidade de mulheres musicistas atuantes em João Pessoa, e propõe discutir medidas de enfrentamento ao machismo, ampliando o debate para pensar possibilidades de empoderamento feminino na música, visando o protagonismo, bem como ampliar a presença de mulheres nos diversos espaços musicais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAlicePontesDeCarvalho_Dissert.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons