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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30276
Tipo: Tese
Título: Serious Games para identificação automática dos traços de personalidade do jogador
Autor(es): Palhano, Dandara Barbosa
Primeiro Orientador: Machado, Liliane dos Santos
Resumo: Serious Games (SG) são jogos digitais que usam o entretenimento para atingir objetivos específicos de uma maneira lúdica. O perfil do jogador é diretamente influenciado pelo construto da personalidade e afeta as suas escolhas. Além disso, a Avaliação Psicológica (AP) apresenta a necessidade de maior instrumentação psicológica que permita alcançar as tendências dos traços de personalidade de maneira fidedigna com menor cansaço do respondente. Não há estudos publicados que apresentem um SG como uma ferramenta para identificar as tendências dos traços de personalidade utilizando o modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade, também conhecido como Big Five Factors (BFF), tampouco que utilizem a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como base do seu Modelo Inteligente de Decisão (MID). Sendo assim, o objetivo foi desenvolver e obter evidências de validade um SG que identifique automaticamente tendências do perfil de personalidade do jogador usando um MID baseado na TRI. Para alcançar o objetivo deste estudo foi realizado um processo metodológico que considerou o design de um SG com conteúdo específico baseado no modelo BFF; a realização de análises de qui-quadrado e coeficiente de correlação de Spearman para encontrar evidencias de validade convergente e divergente do SG considerando o Instrumento de Avaliação dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade e suas Facetas (ICGF-F) e o Questionário de Saúde Geral (QSG-12); a adequação do MID com base na calibração dos parâmetros de discriminação e dificuldade do modelo gradual de dois parâmetros da TRI; a validação convergente dos escores gerados pelo ICGF-F e pelo SG. Para isso contou-se com um público formado por pessoas de qualquer gênero, maiores de 18 anos, que aceitassem participar do estudo. Dentro do processo observou-se que as análises realizadas para encontrar as evidências de validade convergente não foram adequadas, apresentando resultados insatisfatórios, então procedeu-se a realização de análises de redes que produziram resultados adequados e confirmaram a existência de evidências de validade convergente possibilitando, então, nova calibração e consequentemente a geração de escores mais confiáveis por parte do SG. A partir do processo de trabalho desenvolvido nesta tese foi confirmado o argumento de que é possível identificar as tendências de traços de personalidade a partir de um MID aplicado a um SG desenvolvido para este fim. Sendo assim, produziu-se um SG capaz de identificar as tendências de traços de personalidade que pode ser útil tanto para aplicação na psicologia, quanto para utilização em orientação de processos de design de SG.
Abstract: Serious Games (SG) are digital games that playfully use entertainment to achieve specific goals. The personality constructs directly influence the player’s profile and affect their choices. In addition, the Psychological Assessment (AP) presents the need for more reliable psychological instrumentation that allows reaching the trends of personality traits in a reliable way with less fatigue on the part of the respondent. No published studies present a SG tool to identify trends in personality traits using the Big Five Personality Factors model, also known as Big Five Factors (BFF), nor use the Item Response Theory (IRT). ) as the basis of its Intelligent Decision Model (IDM). Therefore, the objective was to develop and obtain evidence of the validity of an SG that automatically identifies trends in the player’s personality profile using an IDM based on the IRT. We carried out a methodological process to achieve the objective. The process considers, first of all, the design of a SG with specific content based on the BFF model. It was necessary to pursue convergent and divergent validity evidence. To achieve that, we performed chi-square and Spearman correlation coefficient analyses considering the SG, the Big Five Personality Factors and its Facets Assessment Instrument (ICGF-F), and the General Health Questionnaire ( GHQ-12). To find the IDM adequacy based on the calibration of the discrimination and difficulty parameters of the gradual two-parameter model of the IRT; the convergent validation of the scores generated by the ICGF-F and the SG. To achieve the goals, we counted a sample formed by people of any gender, over 18 years old, who accepted to participate in the study. During the process, we observed that the analyses conducted to find the evidence of convergent validity were inadequate. They presented unsatisfactory results, so we carried out network analyses that produced adequate results and confirmed the existence of convergent validity evidence, allowing new calibration and consequently the generation of more reliable SG scores. The work process developed in this thesis confirmed the argument that it is possible to identify trends in personality traits from an IDM applied to a SG developed for this purpose. Thus, we produced a SG that can be useful for application in psychology and guiding SG design processes.
Palavras-chave: Psicometria
Jogos de vídeo
Perfil do jogador
Análise estatística
Teoria de Resposta ao Item
Personalidade
Personality
Video games
Psichometrics
Statistical analysis
Item Response Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30276
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

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