Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ailson Freire do-
dc.date.accessioned2017-11-30T13:20:48Z-
dc.date.available2014-03-27-
dc.date.available2017-11-30T13:20:48Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3032-
dc.description.abstractCurrently reading has undergone major changes, because it transforms society, understanding that the human being who learns to read and write shall be considered literate, literate is being able to develop the skills and abilities to read and write properly. When communicating with someone via the written language is necessary that in addition to knowing how to read and write effectively dominate the interpretation of the various textual genres in the context in which they are inserted. We know that literacy processes and literacy are interdependent, are always intertwined. The search for answers surrounding this topic is to be important, given that we have students completing the elementary school without the mastery of reading and writing. The object of study is to confirm the importance of reading in school, emphasizing that this should be encouraged in the classroom since the Early Childhood Education. The teacher can adapt their lessons using creativity. Thus, the reading can be crafted and playfully children acquire the pleasure of reading kidding. Through play activities children are able to develop cognitive skills, creativity, speaking, imagination and interpretation of images and texts. Therefore, reading is not just a school practice, because it can also be developed and implemented outside the school. When students learn and acquire the pleasure of reading, realize that somehow is favoring the cognitive process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-30T13:20:48Z No. of bitstreams: 1 AFN27032014.pdf: 839265 bytes, checksum: 91ea869f498527aaf1d31d92eda85960 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-30T13:20:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFN27032014.pdf: 839265 bytes, checksum: 91ea869f498527aaf1d31d92eda85960 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleO imaginário mundo da leitura e escrita na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto-
dc.description.resumoAtualmente a leitura tem passado por grandes mudanças, pois a mesma transforma a sociedade, entendendo que o ser humano que aprende a ler e escrever passa a ser considerado alfabetizado, sendo alfabetizado é capaz de desenvolver as competências e habilidades para ler e escrever corretamente. Ao se comunicar com alguém através da linguagem escrita é preciso que além de saber ler e escrever domine com eficiência a interpretação dos diversos gêneros textuais no contexto em que estão inseridos. Sabemos que os processos de alfabetização e letramento são interdependentes, sempre estão interligados. A busca por respostas envolvendo este tema vêm a ser importante, haja vista que temos estudantes concluindo o Ensino Fundamental I sem o domínio da leitura e escrita. O objeto de estudo vem a ser ratificar a relevância da leitura na escola, ressaltando que esta deve ser estimulada em sala de aula desde a Educação Infantil. O professor capaz de inovar suas aulas utiliza a criatividade. Sendo assim, a leitura pode ser trabalhada ludicamente e as crianças adquirem o prazer de ler brincando. Através de atividades lúdicas as crianças são capazes de desenvolver as habilidades cognitivas, criatividade, oralidade, imaginação e interpretação de imagens e textos. Portanto, a leitura não é apenas uma prática escolar, porque também pode ser desenvolvida e realizada fora da escola. Quando os educandos aprendem e adquirem o prazer pela leitura, percebem que de certa forma está favorecendo o processo cognitivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFN27032014.pdf819,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.