Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30333Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | BARBOSA, José Roberto da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2024-06-02T20:45:23Z | - |
| dc.date.available | 2026-04-30 | - |
| dc.date.available | 2024-06-02T20:45:23Z | - |
| dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30333 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the queer metaphors present in Bram Stoker's work "Dracula" (1897), with the intention of reflecting on gender and sexuality themes embedded within the figure of vampires and how their very existence serves as a force for subversive analysis regarding gender identities and compulsory sexuality. Through qualitative and bibliographical research, this study sheds light on the construction of the vampire figure and its appearances in Gothic literature, reflecting on the impact of social constructs on the configuration of gender identity, addressing the ideal of masculinity prevalent in English society, and the eroticism contained within the work through sexual metaphors that serve for the subversive construction of the vampire figure. We will argue that the vampire figure holds subversive potential, as it questions compulsory gender roles, as well as identities and sexualities. Through an analysis of the homoerotic undertone present in the work, it is possible to observe a tension between the prevailing behavioral standards in Victorian English society and those performed by male characters. It was concluded that homoerotic desire and performed male sexuality are villainized and undesirable, just as the libidinous behavior of female characters is. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-06-02T20:45:23Z No. of bitstreams: 1 _.pdf: 309470 bytes, checksum: 0cbb5abfc5a6aa57a346894b60160ad4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-02T20:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _.pdf: 309470 bytes, checksum: 0cbb5abfc5a6aa57a346894b60160ad4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Literatura gótica. | pt_BR |
| dc.subject | Drácula. | pt_BR |
| dc.subject | Teoria Queer. Gênero e Sexualidade. | pt_BR |
| dc.subject | Gênero e Sexualidade. | pt_BR |
| dc.subject | Gothic Literature. | pt_BR |
| dc.subject | Dracula. | pt_BR |
| dc.subject | Queer Theory. | pt_BR |
| dc.subject | Gender and Sexuality. | pt_BR |
| dc.title | VAMPIROS SUBVERSIVOS: UMA ANÁLISE QUEER DE DRÁCULA (1897) DE BRAM STOKER | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | FREIRE, Juliana Henriques de Luna | - |
| dc.description.resumo | Este estudo objetiva analisar as metáforas queer presentes na obra Drácula (1897), de Bram Stoker, visando refletir sobre temas de gênero e sexualidade incorporados na figura dos vampiros e como sua própria existência serve como potência para uma análise subversiva sobre identidades de gênero e a sexualidade compulsória. Em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, o presente estudo lança luz a construção da análise da figura do vampiro e como aparecem na literatura gótica, refletindo sobre o impacto dos construtos sociais na configuração da identidade de gênero, abordando o ideal de masculinidade vigente na sociedade inglesa e o erotismo contido na obra por meio de metáforas sexuais que servem para a construção subversiva da figura do vampiro. Argumentaremos que a figura do vampiro tem um potencial subversivo, uma vez que questiona papeis de gênero compulsórios, assim como identidades e sexualidades. Através de uma análise do subtom homoerótico presente na obra, é possível verificar uma tensão entre os padrões de comportamento vigentes na sociedade inglesa vitoriana e aqueles performados pelos personagens masculinos, concluiu-se que o desejo homoerótico e a sexualidade masculina performada é vilanizada e indesejável, assim como o comportamento libidinoso das personagens femininas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| _.pdf | tcc José Roberto | 302,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
