Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3033
Tipo: | TCC |
Título: | O desafio de educar a geração nascida na era digital |
Autor(es): | Oliveira, Ana Paula de Andrade |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Sócrates Pereira |
Resumo: | A contemporaneidade confere desafios diversos à educação das crianças em nossos dias, impulsionados pela atuação e interferência da explosão tecnológica nos últimos tempos. A educação nesse ínterim, se encontra como uma aliada no fomento das habilidades necessárias ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, assim como a apropriação significativa para o processo de ensino e aprendizagem em vias de uma produção efetiva do desenvolvimento integral dos pequenos. A essa geração que nasceu na Era chamada de Digital encontramos na literatura especializada os mais variados termos utilizados para nomeá-los, tais como “Nativos Digitais”, “Homo zappiens”, “Cibernativos” entre outros, os quais se constituem como um grande desafio aos educadores que são responsáveis pela formação dessa geração. Diante dessas implicações, o presente trabalho aborda por meio de um estudo bibliográfico a era digital e a geração nascida no contexto da sociedade da informação, a qual se produz no ciberespaço com a disseminação da cibercultura. Encontramos nesse trabalho alguns autores que foram fundamentais para o entendimento das questões mais profícuas sobre a temática abordada, entre os quais destacamos Veen e Vrakking (2009), Cosenza (2011), Folque (2011), Palfrey e Gasser (2011), Camboim (2010), Staa (2011), Cosenza (2011), esses entre outros autores argumentam que as tecnologias têm marcado fortemente o desenvolvimento das crianças da nova geração, influenciando cabalmente a forma de aprender e de ensinar diante desse cenário. Como resultado da utilização das ferramentas tecnológicas a infância tem se configurado com outras especificidades, produzindo crianças que aprenderam a executar mais de uma tarefa simultaneamente. Por esse prisma surgem importantes repercussões na forma de aprender e se relacionar, considerando a participação ativa e crítica das crianças. A pesquisa ao ser realizada por meio da revisão bibliográfica partiu da hipótese que as TIC‟s têm transformado a infância na era digital, buscando entender o universo do mundo infantil, associado ao uso das tecnologias em prol de uma educação que possibilite a utilização inteligente desses recursos em favorecimento do desenvolvimento da geração nascida nessa era digital. Concluímos o trabalho levando em consideração que ainda temos poucos estudos a respeito do tema, contudo algumas reflexões críticas acerca do estado da arte das bibliografias consultadas nos conduziram a percebermos que as formas de aprendizagem devem legitimar a natureza singular infantil em concomitância com o uso competente das novas tecnologias da informação e comunicação, pois as crianças entram em contato com as diferentes mídias desde tenra idade e isso deve ser considerado na sua formação e processo de aprendizagem. |
Abstract: | The contemporary confers many challenges to the education of children in our day, driven by the performance and interference of technological explosion in recent times. Education meanwhile, is an ally in fostering the skills needed to use information technology and communication, as well as ownership significantly to the process of teaching and learning in the process of an effective production of integral development of small. The generation born in this was called the Digital found in the literature a wide variety of terms used to name them, such as "Digital Natives", "Homo Zappiens", "Cibernativos" among others, which constitute a major challenge educators who are responsible for the formation of this generation. Given these implications, this study addresses through a bibliographical study the digital age and the generation born in the context of the information society, which takes place in cyberspace with the spread of cyberculture. We find in this work some authors that were fundamental to the understanding of the most fruitful on the subject addressed, among whom Vrakking and Veen (2009), Cosenza (2011), Folque (2011), Palfrey and Gasser (2011), Camboim (2010), Staa (2011), Cosenza (2011), these and other authors argue that technologies have strongly marked the development of the children of the new generation, fully influencing the form of learning and teaching in this scenario. As a result of the use of technological tools childhood has been configured with other specificities, producing children who learned to perform more than one task simultaneously. In this light appear important repercussions on the way to learn and relate to, considering the active and critical participation of children. The research to be carried out through literature review based on the hypothesis that ICTs have transformed childhood in the digital age, trying to understand the universe of children's world, associated with the use of technology to benefit from an education that enables the intelligent use of these resources favoring the development of the generation born in this digital age. We conclude the work considering that we still have few studies on the subject, yet some critical reflections on the state of the art of the bibliography led us to realize that the ways of learning should legitimize the unique nature of childhood in tandem with the competent use of new information technologies and communication, as the children come in contact with different media from an early age and this should be considered in their training and learning process. |
Palavras-chave: | Educação infantil Tecnologia da informação Tecnologia da comunicação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3033 |
Data do documento: | 23-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APAO02102013.pdf | 463,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.