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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Andréa Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2017-11-30T14:12:53Z-
dc.date.available2014-03-25-
dc.date.available2017-11-30T14:12:53Z-
dc.date.issued2013-12-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3034-
dc.description.abstractAre presented in this work Course Completion results of a field survey conducted in the city of Limon / PE in order to analyze the advances and limitations faced by schools to ensure the inclusion of students with disabilities in kindergarten. Was taken as a reference to the Brazilian Federal Constitution (1988 ) which, in its Article 206 , paragraph I , gives equal conditions of access and retention of children in school , as one of the fundamental principles of basic education , ensuring therefore the specialized care in mainstream as a duty of the state and CNE / CEB No. 2/2001 , Article 2 , which determines the enrollment of all students in mainstream education systems , leaving it to the schools organize themselves to meet learners with disabilities , to ensure them the necessary conditions for a quality education to all . This is a field research, exploratory, based on a qualitative approach , which was used for open and closed questionnaires , interviews and observations , for data collection . The subjects studied were three professors of multi-functional capabilities, three teachers from the regular class room Childhood Education, three leaders of schools, one coordinator resource room program and three parents of students placed in these rooms, for a total of thirteen subjects participants. The questionnaires and interviews were formulated after having been initially developed a literature on the subject studied and implemented after the observations and records made in the field daily. At the end of the work it was established in the city of Limon / PE that despite the problems identified in the survey such as the insufficient transport and lack of skilled manpower to work with students who have disabilities , the inclusion process is advancing gradually and the multifunctional rooms feature have supported this educational and social inclusion of people with disabilities , ensuring not only the permanence , but especially cognitive development partner of the same in the school environment .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-30T14:12:52Z No. of bitstreams: 1 AMSS25032014.pdf: 529882 bytes, checksum: 5461efafa64e9c77ad4703f6c252efeb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-30T14:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMSS25032014.pdf: 529882 bytes, checksum: 5461efafa64e9c77ad4703f6c252efeb (MD5) Previous issue date: 2013-12-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleOs desafios da inclusão: estudantes com deficiência na educação infantil do município de Limoeiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoApresentam-se neste Trabalho de Conclusão do Curso os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida no município de Limoeiro/PE com o objetivo de analisar os avanços e limitações enfrentadas pelas escolas para garantir a inclusão dos alunos com deficiência na Educação Infantil. Tomou-se como referência a Constituição Federal Brasileira (1988) que, em seu artigo 206, inciso I, profere a igualdade de condições ao acesso e a permanência da criança na escola, como um dos princípios fundamentais do ensino básico, assegurando, pois, o atendimento especializado na rede regular como um dever do estado e a Resolução CNE/CEB n°2/2001, artigo 2°, que determina a matrícula de todos os alunos nos sistemas regulares de ensino, cabendo às escolas se organizarem para o atendimento aos educandos com deficiência, no sentido de assegurar-lhes as condições necessárias para uma educação de qualidade a todos. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, fundamentada em uma abordagem qualitativa, que se utilizou de questionários abertos e fechados, entrevistas e observações, para coleta de dados. Os sujeitos pesquisados foram três professores das salas de recursos multifuncionais, três professores da sala de aula regular do Ensino Infantil, três dirigentes de escolas, uma coordenadora do programa sala de recursos e três pais de alunos inseridos nestas salas, perfazendo um total de treze sujeitos participantes. Os questionários e entrevistas foram formulados após ter sido, inicialmente, desenvolvido um levantamento bibliográfico sobre a temática estudada e aplicado após as observações e registros feitos no diário de campo. Ao final do trabalho foi possível constatar no município de Limoeiro/PE que, apesar dos problemas identificados na pesquisa a exemplo do transporte insuficiente e da falta de mão de obra qualificada para trabalhar com alunos que apresentam deficiência, o processo de inclusão vem avançando gradativamente e as salas de recurso multifuncional vêm dando suporte a esta inclusão escolar e social de pessoas com deficiência, garantindo não só a permanência, mas, sobretudo, o desenvolvimento sócio cognitivo das mesmas no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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