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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Andréa Ferreira dos-
dc.date.accessioned2017-11-30T14:22:58Z-
dc.date.available2013-10-04-
dc.date.available2017-11-30T14:22:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3035-
dc.description.abstractThe work has as objective to analyze what extent the child appropriates the language oral / written in the literacy process in early childhood education. From the theoretical analysis of this work presents the development of literacy in Brazil, report the factors that contribute to the process of literacy in early childhood education and conceptualize literacy and literacy. The literacy process must be continuous and goes beyond the individual's ability to read, write and calculate. In context, literacy is to empower the individual to have personal development and active participation in society. Literacy is not just teaching the child to decode the letters and numbers, but it is an educational process that should be taken into account psychogenetic the development of the child, the social environment that is inserted and conditions that is offered for this process to be completed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-30T14:22:58Z No. of bitstreams: 1 AFS04102013.pdf: 185073 bytes, checksum: 7d772fd6dd2b016ce9c350c71ccad489 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-30T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFS04102013.pdf: 185073 bytes, checksum: 7d772fd6dd2b016ce9c350c71ccad489 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO processo de alfabetização na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Toscano, Geovania da Silva-
dc.description.resumoO trabalho apresenta como objetivo analisar em que medida a criança se apropria da linguagem oral/escrita no processo de alfabetização na educação infantil. A partir da análise dos referenciais teóricos este trabalho apresenta a evolução da alfabetização no Brasil, relatar os fatores que contribuem para o processo de alfabetização na educação infantil e conceituar alfabetização e letramento. O processo de alfabetização deve ser contínuo e vai além da capacidade do indivíduo de ler, escrever e calcular. De maneira contextualizada, alfabetizar é dar condições para que o indivíduo tenha desenvolvimento pessoal e participação ativa na sociedade. Alfabetizar não é apenas ensinar a criança a decodificar as letras e os números, mas é um processo educacional que deve ser levado em conta o desenvolvimento psicogenético da criança, o meio social que está inserida e as condições que lhe é oferecida para esse processo ser concluído.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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