Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30363
Tipo: Dissertação
Título: "A Barbie agora é preta, travesti e engordou": uma análise crítica e interseccional do discurso e das escolhas de transitividade em letras de rap da Bixarte
Autor(es): Lima, Leonardo Adriano Eugênio de
Primeiro Orientador: Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Primeiro Coorientador: Souza, Anderson Alves de
Resumo: A presente pesquisa está inserida no campo pesquisa da Linguística Aplicada Transviada (BEZERRA, 2023), e tem como objetivo investigar em que medida os discursos produzidos pela artista Bixarte, em suas letras de rap, criam, reforçam ou desestabilizam representações normativas de identidades de gênero e sexualidade (BENTO, 2017), raça e classe social (ALMEIDA, 2019; NASCIMENTO, 2016; SOUZA, 2021). A pesquisa foi desenvolvida de maneira inter/transdisciplinar, considerando os aportes teóricos e metodológicos da Análise Crítica do Discurso, especificamente do modelo tridimensional proposto por Fairclough (1992, 2001, 2003) em diálogo com o Sistema de Transitividade, ferramenta de análise textual proposta na Gramática Sistêmico-Funcional desenvolvida por Halliday e Matthiessen (2014), enfatizando a perspectiva interseccional (CRENSHAW, 2002; AKOTIRENE; 2019; BUENO, 2020). Em termos metodológicos, esta pesquisa apresenta-se em uma perspectiva de natureza qualitativa e de caráter interpretativista. Os dados analisados foram retirados de duas canções da artista, sendo a primeira faixa “Revolução” do EP Revolução e a segunda faixa “Gordo Week”, da Mixtape Faces. Os resultados das análises revelaram uma grande mobilização de figuras materiais, mentais e relacionais em ambas as canções, permitindo acessar as práticas discursivas e sociais que evidenciaram a disputa pelo poder entre os discursos articulados nas canções da artista. Notadamente, os atos discursivos performados pela artista propõe a desconstrução de instituições e estruturas hegemônicas constituídas a partir dos saberes, crenças e modos de vida do homem branco cis-hétero europeu, que por meio da imposição colonial, estabelece normas que findam com o silenciamento, a exclusão, o apagamento e a morte de identidades de pessoas negras, gordas e/ou gays ou bichas, lésbicas ou sapatão, travestis, assim como de mulheres e homens transexuais que, muitas vezes, de maneira conjunta, ocupam os espaços periféricos das cidades. Além disso, o discurso da artista configura uma nova representação social para estes corpos, conferindo o poder emancipatório da linguagem.
Abstract: This research is inserted in the research field of Applied Linguistics Transviada (BEZERRA, 2023) and, aims to investigate to what extent the discourses produced by the artist Bixarte, in her rap lyrics, create, reinforce, or destabilize normative representations of gender identities and sexuality (BENTO, 2017), race and social class (ALMEIDA, 2019; NASCIMENTO, 2016; SOUZA, 2021). The research was developed in an inter/transdisciplinary way, considering the theoretical and methodological contributions of Critical Discourse Analysis, specifically the three-dimensional model proposed by Fairclough (1992, 2001, 2003) in dialogue with the Transitivity System, a textual analysis tool proposed in Systemic-Functional Grammar developed by Halliday and Matthiessen (2014), emphasizing the intersectional perspective (CRENSHAW, 2002; AKOTIRENE; 2019; BUENO, 2020). In methodological terms, this research presents itself in a perspective of qualitative nature and of interpretative character. The analyzed data were taken from two songs written by the artist. The first track is “Revolution” from the EP Revolution and the second track is “Gordo Week”, from Mixtape Faces. The results of the analyzes revealed a great mobilization of figures of physical, mental and relational actions in both songs, allowing access to the discursive and social practices that evidenced the dispute for power between the discourses articulated in the artist's songs. Notably, the discursive acts performed by the artist propose the deconstruction of institutions and hegemonic structures constituted from the knowledge, beliefs and ways of life of the European cis-hetero white man, who, through colonial imposition, establishes norms that end with the silencing, the exclusion, erasure and death of identities of black, fat and/or gay or queer people, lesbians, transvestites, as well as transgender women and men who, often jointly, occupy the peripheral spaces of cities. In addition, the artist's discourse configures a new social representation for these bodies, conferring the emancipatory power of language.
Palavras-chave: Análise crítica do discurso
Estudos identitários
Interseccionalidade
Sistema de transitividade
Gênero e sexualidade
Raça e classe social
Rap
Bixarte
Critical discourse analysis
Transitivity system
Intersectionality
Identity studies
Gender and sexuality
Race and social class
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30363
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoAdrianoEugênioDeLima_Dissert.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons