Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30368Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Leite, André Henrique Cabral | - |
| dc.date.accessioned | 2024-06-05T19:43:06Z | - |
| dc.date.available | 2024-06-05 | - |
| dc.date.available | 2024-06-05T19:43:06Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30368 | - |
| dc.description.abstract | The present work was carried out through research with the objective of analyzing the teaching of mathematics in blended courses in Youth and Adult Education. A theoretical framework was created based on official guiding documents and authors such as Fonseca (2012), Freire (1987, 1999), D’Ambrósio (2012), who contributed significantly to the evolution of EJA, among other authors. The research was carried out with six mathematics teachers from the EEEFM of EJA Professor Geraldo Lafayette Bezerra, located in this capital, who work in the EJA Blended Courses. The research was methodologically classified as descriptive and a qualitative approach was carried out. The research instrument used was a questionnaire composed of closed questions. The profile found was male teachers, over 40 years old, with a specialist title and considerable teaching experience. The study points out that teachers report difficulties in teaching mathematics in these courses, even though they recognize that the pedagogical organization helps in teaching mathematics. The result of the study found that teachers carry out planning frequently and follow the guidelines proposed by the operational guidelines, but they need continued training to overcome the weaknesses that exist in this format, considering that the responsible bodies do not regularly offer training aimed at EJA Semi-presential. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-05T19:43:06Z No. of bitstreams: 1 AHCL05062024.pdf: 1361096 bytes, checksum: 60588fee5631a2fe09f3a5fe0347648f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-05T19:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AHCL05062024.pdf: 1361096 bytes, checksum: 60588fee5631a2fe09f3a5fe0347648f (MD5) Previous issue date: 2024-05-03 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Cursos semipresenciais | pt_BR |
| dc.title | O ensino da matemática nos cursos semipresencias da educação de jovens e adultos na Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Furtado, Quézia Vila Flor | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho resulta de uma pesquisa com o objetivo de analisar o ensino da matemática nos cursos semipresenciais da Educação de Jovens e Adultos. Foi realizado um referencial teórico baseado em documentos oficiais norteadores e autores como Fonseca (2012), Freire (1987, 1999), D’Ambrósio (2012), que contribuíram significativamente para a evolução da EJA, entre outros autores. A pesquisa foi realizada com seis professores de matemática da EEEFM de EJA Professor Geraldo Lafayette Bezerra, localizada na capital paraibana, que atuam nos Cursos Semipresenciais da EJA. A pesquisa foi classificada metodologicamente como descritiva sendo realizada uma abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto de questões fechadas. Tendo como perfil encontrado professores do sexo masculino, com idade superior a 40 anos de idade, com título mínimo de especialização e bastante experiência docente. O estudo aponta que os professores relatam dificuldades no ensino da matemática nestes cursos, mesmo reconhecendo que a organização pedagógica auxilia no ensino da matemática. O resultado do estudo constatou que os professores realizam planejamento frequentemente e seguem as orientações propostas pelas diretrizes operacionais, mas precisam de formação continuada para contornar as fragilidades existentes neste formato tendo em vista que os órgãos responsáveis não ofertam regularmente formações direcionadas para a EJA Semipresencial. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AHCL05062024.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
