Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gustavo Rodrigo Paiva da-
dc.date.accessioned2024-06-05T20:04:44Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T20:04:44Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30370-
dc.description.abstractThis research focuses on analyzing the impact generated by the Brazilian Public School Math Olympiad (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP) on the final years of elementary school, specifically in the 8th and 9th grades. The scope encompasses the evaluation of OBMEP's effectiveness as a catalyst for the study of mathematics and the identification of early mathematical aptitudes. The methodological approach includes a detailed bibliographic investigation, outlining the historical evolution, objectives, and methods of OBMEP. The results reveal a positive and statistically significant influence on average math scores in this educational context. Notably, this effect shows a proportional correlation between school engagement in OBMEP and students' mathematical performance. Educational institutions that adopted specific pedagogical strategies focused on solving olympiad problems not only excelled in OBMEP but also recorded improvements in overall learning indexes. The results underscore the effectiveness of OBMEP in fostering interest in mathematical studies, early identification of talents in the discipline, and catalyzing substantial improvements in the mathematics teaching process. The research provides a systematic and measurable analysis of this positive impact, directly associating active participation in OBMEP with concrete advances in students' mathematical skills in the final years of elementary school. OBMEP transcends its conventional role of performance evaluation to constitute itself as an efficient tool for improving mathematics teaching in this educational stratum, instigating innovative pedagogical practices and, tangibly, positively influencing students' academic performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-05T20:04:44Z No. of bitstreams: 1 GRPS05062024.pdf: 1643937 bytes, checksum: df25ceb9cbdcde9460f9c4105bfc91b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-05T20:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRPS05062024.pdf: 1643937 bytes, checksum: df25ceb9cbdcde9460f9c4105bfc91b1 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectOlimpíada de matemática - Impacto educacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.titleUm olhar sobre a OBMEP: impactos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nos anos finais do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas-
dc.description.resumoA presente pesquisa concentra-se na análise do impacto gerado pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nos anos finais do Ensino Fundamental, especialmente nos segmentos do 8º e 9º ano. O escopo abrange a avaliação da eficácia da OBMEP enquanto instrumento catalisador para o estudo da matemática e a identificação de aptidões matemáticas precoces. A abordagem metodológica engloba uma investigação bibliográfica pormenorizada, delineando a evolução histórica, objetivos e métodos da OBMEP. Os resultados revelam uma influência positiva e estatisticamente significativa nas médias de notas em matemática nesse contexto educacional. Este efeito, notavelmente, evidencia uma correlação proporcional entre o engajamento escolar na OBMEP e o desempenho matemático dos estudantes. Instituições de ensino que adotaram estratégias pedagógicas específicas, centradas na resolução de problemas olímpicos, não apenas se destacaram na OBMEP, mas também registraram melhorias nos índices globais de aprendizado. Os resultados sublinham a eficácia da OBMEP em fomentar o interesse pelo estudo matemático, identificar precocemente talentos na disciplina e catalisar melhorias substanciais no processo de ensino de matemática. A pesquisa proporciona uma análise sistemática e mensurável desse impacto positivo, associando diretamente a participação ativa na OBMEP a avanços concretos nas habilidades matemáticas dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. A OBMEP transcende seu papel convencional de avaliação de desempenho para constituir-se como uma eficiente ferramenta de aprimoramento do ensino de matemática nesse estrato educacional, instigando práticas pedagógicas inovadoras e, de maneira tangível, influenciando positivamente o desempenho acadêmico dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRPS05062024.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.