Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30370
Tipo: TCC
Título: Um olhar sobre a OBMEP: impactos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nos anos finais do ensino fundamental II
Autor(es): Silva, Gustavo Rodrigo Paiva da
Primeiro Orientador: Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas
Resumo: A presente pesquisa concentra-se na análise do impacto gerado pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nos anos finais do Ensino Fundamental, especialmente nos segmentos do 8º e 9º ano. O escopo abrange a avaliação da eficácia da OBMEP enquanto instrumento catalisador para o estudo da matemática e a identificação de aptidões matemáticas precoces. A abordagem metodológica engloba uma investigação bibliográfica pormenorizada, delineando a evolução histórica, objetivos e métodos da OBMEP. Os resultados revelam uma influência positiva e estatisticamente significativa nas médias de notas em matemática nesse contexto educacional. Este efeito, notavelmente, evidencia uma correlação proporcional entre o engajamento escolar na OBMEP e o desempenho matemático dos estudantes. Instituições de ensino que adotaram estratégias pedagógicas específicas, centradas na resolução de problemas olímpicos, não apenas se destacaram na OBMEP, mas também registraram melhorias nos índices globais de aprendizado. Os resultados sublinham a eficácia da OBMEP em fomentar o interesse pelo estudo matemático, identificar precocemente talentos na disciplina e catalisar melhorias substanciais no processo de ensino de matemática. A pesquisa proporciona uma análise sistemática e mensurável desse impacto positivo, associando diretamente a participação ativa na OBMEP a avanços concretos nas habilidades matemáticas dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. A OBMEP transcende seu papel convencional de avaliação de desempenho para constituir-se como uma eficiente ferramenta de aprimoramento do ensino de matemática nesse estrato educacional, instigando práticas pedagógicas inovadoras e, de maneira tangível, influenciando positivamente o desempenho acadêmico dos estudantes.
Abstract: This research focuses on analyzing the impact generated by the Brazilian Public School Math Olympiad (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP) on the final years of elementary school, specifically in the 8th and 9th grades. The scope encompasses the evaluation of OBMEP's effectiveness as a catalyst for the study of mathematics and the identification of early mathematical aptitudes. The methodological approach includes a detailed bibliographic investigation, outlining the historical evolution, objectives, and methods of OBMEP. The results reveal a positive and statistically significant influence on average math scores in this educational context. Notably, this effect shows a proportional correlation between school engagement in OBMEP and students' mathematical performance. Educational institutions that adopted specific pedagogical strategies focused on solving olympiad problems not only excelled in OBMEP but also recorded improvements in overall learning indexes. The results underscore the effectiveness of OBMEP in fostering interest in mathematical studies, early identification of talents in the discipline, and catalyzing substantial improvements in the mathematics teaching process. The research provides a systematic and measurable analysis of this positive impact, directly associating active participation in OBMEP with concrete advances in students' mathematical skills in the final years of elementary school. OBMEP transcends its conventional role of performance evaluation to constitute itself as an efficient tool for improving mathematics teaching in this educational stratum, instigating innovative pedagogical practices and, tangibly, positively influencing students' academic performance.
Palavras-chave: Matemática
Olimpíada de matemática - Impacto educacional
Educação básica
Desempenho escolar
Inovação pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30370
Data do documento: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRPS05062024.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.