Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3038
Tipo: TCC
Título: Gestos pantomímicos e produção vocal na aquisição da linguagem
Autor(es): Melo, Ediclécia Sousa de.
Primeiro Orientador: Cavalcante., Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: A linguagem infantil engloba as produções gestuais, o olhar, a expressão facial, a produção vocal, etc. Todos esses aspectos verbais e não verbais apontam para a multimodalidade existente na língua desde os meses iniciais de vida da criança, uma vez que os gestos e a produção vocal não ocorrem em momentos distintos na aquisição da linguagem, ambos são produzidos de forma simultânea pelos bebês em contextos interativos. As pantomimas, por exemplo, fazem parte do conjunto gesticulatório, são simulações de ações cotidianas e estão presentes nos momentos de interação mãe-bebê. Diante disto, o presente trabalho tem por finalidade compreender a relação entre os gestos pantomímicos e a produção vocal no período de aquisição da linguagem. Para isso, vamos nos basear no interacionismo social proposto por Vygotsky (1984) e Tomasello (2003). No que tange à gestualidade e à multimodalidade ressaltamos os estudos de McNeill (1985), Kendon (1982), Cavalcante (1994; 2008; 2012), Ávila Nóbrega (2010), e em relação à produção vocal infantil destacaremos a proposta de Barros (2012) que abrange o balbucio, jargão, holófrases e blocos de enunciados. Metodologicamente, observamos, transcrevemos e analisamos as filmagens realizadas em situações naturalísticas da díade I. O LAFE, Laboratório de aquisição da Fala e da escrita, conta com oito díades com a faixa etária de zero a trinta e seis meses. As análises revelam a que os gestos pantomímicos estão atrelados à produção vocal infantil destacando-se o gesto de simular falar ao telefone que é privilegiado pela díade no decorrer do processo de aquisição da linguagem.
Abstract: The child language encompasses the gestural productions, eye gaze, facial expression, vocal production, etc. All these verbal and nonverbal aspects point to the existing multimodality in language from the earliest months of a child's life, since the gestures and vocal production does not occur at different times in language acquisition, both are produced simultaneously by babies in interactive contexts. The pantomimes, for example, are part of gesticulatório together are simulations of everyday actions and are present in moments of mother-infant interaction. Hence, the present study aims to understand the relationship between pantomímicos gestures and vocal production during the period of language acquisition. For this, we rely on the social interactionism proposed by Vygotsky (1984) and Tomasello (2003). Regarding gestures and multi-modality, we emphasize studies McNeill (1985), Kendon (1982), Choi (1994, 2008, 2012), Avila Nobrega (2010), and in relation to infant vocal production, we will outline the proposed Barros (2012) covering the babble, jargon, and holófrases blocks of statements. Methodologically, observe, transcribe and analyze the footage held naturalistic situations in the dyad I. LAFE Laboratory Acquisition of Speech and writing, has eight dyads with the age group of zero to thirty-six months. The analyzes reveal that the pantomímicos gestures are linked to infant vocal production, highlighting the gesture to simulate talking on the phone that is privileged by dyad during the process of language acquisition.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Pantomima.
Multimodalidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3038
Data do documento: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM05082014.pdf866,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons