Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Brenda de Medeiros-
dc.date.accessioned2024-06-07T12:35:22Z-
dc.date.available2024-06-07-
dc.date.available2024-06-07T12:35:22Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30392-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the representation of feminine identity in Shirley Jackson's We Have Always Lived in the Castle (1962) under the perspective of gender conventions in the context of the female gothic. The analysis is based on qualitative literature-based research that addresses concepts related to gender, patriarchy, power, gothic literature, and to the ambiguity of characters, such as violence, madness, manichaean representations of women, and the figure of the anti-hero. The study focuses on investigating how the novel fits into the conventions of female gothic and how it challenges gender norms in this context. This involves an analysis of the characters, the domestic space, and how these elements contribute to the construction of feminine identity in the narrative. Additionally, the research explores how the novel deals with issues of power, especially regarding gender relations and the role of women in society. Elements of violence and madness in the narrative are also examined, as well as the manichaean representations of female characters, who are often portrayed either as heroines or villains in a simplistic manner. Throughout the analysis, the aim is to understand how Shirley Jackson's work becomes fertile ground for the exploration of gender and feminine identity issues. The novel serves as a valuable starting point for this investigation due to its rich complexity and how it challenges conventional expectations regarding female characters.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-06-07T12:35:22Z No. of bitstreams: 1 Lima, Brenda (2023) Constance, Richard Plantagenet e Amanita Phalloides o gótico feminino em Sempre Vivemos no Castelo (1962), de Shirley Jackson.pdf: 546086 bytes, checksum: 662edb05afd7d047664b6aa4fe824d4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-07T12:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lima, Brenda (2023) Constance, Richard Plantagenet e Amanita Phalloides o gótico feminino em Sempre Vivemos no Castelo (1962), de Shirley Jackson.pdf: 546086 bytes, checksum: 662edb05afd7d047664b6aa4fe824d4c (MD5) Previous issue date: 2023-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGótico feminino.pt_BR
dc.subjectShirley Jackson.pt_BR
dc.subjectRepresentação feminina.pt_BR
dc.subjectPersonagens ambíguas.pt_BR
dc.subjectFemale gothic.pt_BR
dc.subjectShirley Jackson.pt_BR
dc.subjectFemale representation.pt_BR
dc.subjectAmbiguous characterspt_BR
dc.title“CONSTANCE, RICHARD PLANTAGENET E AMANITA PHALLOIDES”: O GÓTICO FEMININO EM SEMPRE VIVEMOS NO CASTELO (1962), DE SHIRLEY JACKSONpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1FREIRE , Juliana Henriques de Luna-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar a representação da identidade feminina na obra Sempre Vivemos no Castelo (1962), de Shirley Jackson, sob a perspectiva das convenções de gênero no contexto do gótico feminino. A análise baseia-se em uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que aborda conceitos relacionados a gênero, patriarcado, poder, literatura gótica e como tais criam a ambiguidade de personagens, lidando com temas como a violência, a loucura, representações maniqueístas de mulheres e a figura do anti-herói. O estudo se concentra em investigar como a obra se encaixa nas convenções do gótico feminino e como ela desafia as normas de gênero presentes nesse contexto. Isso envolve uma análise das personagens, do espaço doméstico e como esses elementos contribuem para a construção da identidade feminina na narrativa. Além disso, a pesquisa explora como a obra lida com questões de poder, especialmente no que diz respeito às relações de gênero e ao papel das mulheres na sociedade. Também são investigados elementos de violência e loucura na narrativa, assim como as representações maniqueístas das personagens femininas, que frequentemente são apresentadas como heroínas ou vilãs de forma simplista. No decorrer da análise, busca-se compreender como a obra de Shirley Jackson transforma-se em um terreno fértil para a exploração das questões de gênero e identidade feminina. A obra serve como um ponto de partida valioso para essa investigação devido à sua rica complexidade e à maneira como desafia as expectativas convencionais em relação às personagens femininas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.