Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAGALHÃES, Helade Gabriela Silva-
dc.date.accessioned2024-06-10T18:51:07Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T18:51:07Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30400-
dc.description.abstractConsidering the influence of pop culture, this study investigates the role of fandom culture in approaching the English language. Groups of fans, intensely engaged in this culture, use social networks as a means of interaction, communication and building communities around their interests. Therefore, the present work aims to investigate how pop culture and participation in fan communities can be an influencing factor in the motivation for learning the English language, using reports and materials collected online. Exploring interest in artists and series, the study seeks to understand how fandom culture motivates the desire to learn a second language and contributes to its learning. The relevance of this research is given in view of the importance of pop culture, which encompasses fandom culture, and its influence on approaching the English language and learning it. The theoretical support of the work uses concepts developed by Jenkins (2006; 2009; 2015), Gee (2018), Soares (2014) as well as the theories of Krashen (1987) and contributions by Brown (1997) and Gardner (1990) regarding motivation. It also uses the studies of Santaella (2003) in the eyes of Rojo and Moura (2019) on media culture, and the view of Wilkins (1976) under the concepts of learning and acquisition. Finally, based on the concept of Extramural English by Sundqvist (2009) and the studies by Han (2022), the work carries out qualitative research based on the analysis of data collected online, which includes posts and comments on social networks. Therefore, the results found through data analysis reinforce the existence of a relationship between fandom culture and the approach to English and its learning. In summary, this work highlights the connection between pop culture and fans' intrinsic motivation to learn English. By exploring this relationship, this study contributes to the understanding of how cultural interests enrich and transform the experience of learning a foreign language, highlighting the relevance of this phenomenon for the cultural and educational scenario.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-06-10T18:51:07Z No. of bitstreams: 1 TCC - HELADE GABRIELA SILVA MAGALHÃES .docx.pdf: 8483275 bytes, checksum: 457f3d8120e2c0d57f1d9f38e999b4c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-10T18:51:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - HELADE GABRIELA SILVA MAGALHÃES .docx.pdf: 8483275 bytes, checksum: 457f3d8120e2c0d57f1d9f38e999b4c6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectcultura de fandom;pt_BR
dc.subjectcultura pop;pt_BR
dc.subjectmotivação;pt_BR
dc.subjectaprendizagem da língua inglesa.pt_BR
dc.subjectfandom culture;pt_BR
dc.subjectpop culture;pt_BR
dc.subjectmotivation;pt_BR
dc.subjectEnglish language learningpt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DA CULTURA DE FANDOM NA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS , Jailine Mayara Sousa de-
dc.description.resumoConsiderando a influência da cultura pop, este estudo investiga o papel da cultura de fandom na aproximação com a língua inglesa. Os grupos de fãs, intensamente engajados nessa cultura, utilizam as redes sociais como meio de interação, comunicação e construção de comunidades em torno de seus interesses. Com isso, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como a cultura pop e a participação em comunidades de fãs pode ser um fator de influência na motivação para a aprendizagem da língua inglesa, utilizando, para tanto, relatos e materiais coletados online. Explorando o interesse em artistas e séries, o estudo busca entender como a cultura de fandom motiva a vontade de aprender uma segunda língua e contribui para a sua aprendizagem. A relevância dessa pesquisa se dá tendo em vista a importância da cultura pop, que abrange a cultura de fandom, e sua influência na aproximação com a língua inglesa e aprendizagem da mesma. O aporte teórico do trabalho utiliza conceitos desenvolvidos por Jenkins (2006; 2009; 2015), Gee (2018), Soares (2014) assim como as teorias de Krashen (1987) e contribuições de Brown (1997) e Gardner (1990) quanto à motivação. Também utiliza os estudos de Santaella (2003) aos olhos de Rojo e Moura (2019) sobre cultura das mídias, e o olhar de Wilkins (1976) sob os conceitos de aprendizagem e aquisição. Por fim, baseando-se no conceito de Extramural English de Sundqvist (2009) e nos estudos de Han (2022), o trabalho realiza uma pesquisa qualitativa a partir da análise de dados coletados online, que abrangem posts e comentários em redes sociais. Logo, os resultados encontrados por meio da análise dos dados reforçam a existência de uma relação entre a cultura de fandom e a aproximação com o inglês e sua aprendizagem. Em síntese, este trabalho evidencia a ligação entre a cultura pop e a motivação intrínseca dos fãs para aprender inglês. Ao explorar essa relação, este estudo contribui para a compreensão de como interesses culturais enriquecem e transformam a experiência de aprendizado de uma língua estrangeira, destacando a relevância deste fenômeno para o cenário cultural e educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HELADE GABRIELA SILVA MAGALHÃES .docx.pdftcc helade8,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.