Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Nathalia da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-12T19:06:21Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T19:06:21Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30404-
dc.description.abstractThe theme of this work is focused on the relationship between technologies and Mathematics teaching, considering that technologies have increasingly gained space in the educational scenario. The general objective of this study was to analyze whether there is an indication of the use of technologies in the Spatial Geometry approach in Mathematics textbooks for High School from two collections approved by PNLD 2021. To achieve this objective, we carried out qualitative research, of the type bibliographical. As a theoretical reference, articles from researchers related to the topic were used, Van Hiele's Theory for geometric thinking, as well as the Paraíba High School Curricular Proposal and the National Common Curricular Base. The research results indicate that there is an indication of the use of technologies, such as software and websites, in one of the collections analyzed. We also observed that the methodology most used in working with the content in the textbooks analyzed is problem solving and that the context of the questions uses contexts that are closer to reality. In relation to the Van Hiele levels most explored in textbooks, these are the levels of Visualization, Analysis and Deduction, with the level of deduction explored in only one collection, which presents demonstration, hypothesis and thesis about Geometry theorems. The second collection chose to take these concepts as true, without discussing their demonstrations. We conclude by strengthening the defense of the inclusion of the use of digital technologies in the Spatial Geometry approach to promote the development of students' geometric thinking, as well as contributing to their comprehensive training, due to the insertion of technologies in the most diverse areas of society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-12T19:06:21Z No. of bitstreams: 1 NSP12022024 .pdf: 1634017 bytes, checksum: 69adebeeb70b32268ade3efcc3376ecb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-12T19:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NSP12022024 .pdf: 1634017 bytes, checksum: 69adebeeb70b32268ade3efcc3376ecb (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectLivro didático - Ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleGeometria espacial e tecnologias: análise de livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO tema do presente trabalho é focado na relação entre tecnologias e ensino de Matemática, considerando que as tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional. O presente estudo teve como objetivo geral analisar se há indicação de uso de tecnologias na abordagem de Geometria Espacial em livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio de duas coleções aprovadas pelo PNLD 2021. Para realizar esse objetivo realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica. Como referencial teórico foram utilizados artigos de pesquisadores relativos ao tema, a Teoria de Van Hiele para o pensamento geométrico, bem como a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (Paraíba, 2020) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Os resultados da pesquisa apontam que há indicação do uso das tecnologias, como softwares e sites, em uma das coleções analisadas. Também observamos que a metodologia mais utilizada no trabalho com o conteúdo nos livros didáticos analisados é a resolução de problemas e que o contexto das questões usa contextos que se aproximam da realidade. Em relação aos níveis de Van Hiele mais explorados nos livros didáticos, estes são os níveis da Visualização, Análise e Dedução, sendo o nível de dedução explorado em apenas uma coleção, que apresenta demonstração, hipótese e tese acerca de teoremas da Geometria. A segunda coleção optou por tomar esses conceitos como verdadeiros, sem discutir suas demonstrações. Concluímos fortalecendo a defesa da inclusão do uso das tecnologias digitais na abordagem da Geometria Espacial para promover o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes, bem como contribuir para sua formação integral, em razão da inserção das tecnologias nas mais diversas áreas da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSP12022024 .pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.