Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Maria Lauriane Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-06-12T19:55:08Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T19:55:08Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30409-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the teaching of Matrices content in High School, and its choice was due to its relevance for understanding fundamental concepts in Mathematics and its applicability in different areas. Our central objective was to analyze the teaching strategies for the content of Matrices in High School, of a Mathematics teacher from the public school in which we carried out our Supervised Teaching Internship IV, where we sought to identify the challenges faced by students in understanding the content. For the study, we made some mentions of articles related to the teaching of Matrices, as well as an analysis of the content of matrices in Brazilian curricula, specifically the National Common Curricular Base BNCC, in addition to indicating a digital resource as an aid in Problem Solving. Although we did not intend to discuss learning the content, we also raised students' difficulties in resolving five questions involving matrices of an assessment applied by the teacher. In this data collection we tried to survey the number of correct answers, and we sought to identify the possible resolution strategies for each issue analyzed. The results revealed high rates of errors in answering the assessment questions, indicating students' difficulties in the content. The mistakes made point to the need to review the teaching strategies observed and propose activities that encourage the practical application of elements studied in Matrices, aiming to improve students' understanding and performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-12T19:55:08Z No. of bitstreams: 1 MLRB1202024.pdf: 1232621 bytes, checksum: 3828d9d7f8af5ed7b337cf75d6fe7346 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-12T19:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLRB1202024.pdf: 1232621 bytes, checksum: 3828d9d7f8af5ed7b337cf75d6fe7346 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática no ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de matrizespt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino de matrizes no nível médio da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática o ensino do conteúdo Matrizes no Ensino Médio, e sua escolha ocorreu devido à sua relevância para a compreensão de conceitos fundamentais em Matemática e sua aplicabilidade em diversas áreas. Nosso objetivo central foi analisar as estratégias de ensino para o conteúdo de Matrizes no Ensino Médio, de uma professora de Matemática da escola pública na qual realizamos nosso Estágio Docente Supervisionado IV, onde buscamos identificar os desafios de compreensão do conteúdo enfrentados pelos alunos. Para o estudo, fizemos algumas menções de artigos relacionados ao ensino de Matrizes, bem como uma análise do conteúdo de matrizes nos currículos brasileiro, em especifico a Base Nacional Comum Curricular BNCC, além de indicação de recurso digital como auxiliador em Resolução de Problemas. Embora não tivéssemos a intenção de discutir sobre a aprendizagem do conteúdo, também levantamos as dificuldades dos estudantes na resolução de cinco questões envolvendo matrizes de uma avaliação aplicada pela professora, nessa coleta de dados tentamos fazer um levantamento de quantitativo de acertos, e buscamos identificar as possíveis estratégias de resolução, de cada questão analisada. Os resultados revelaram altos índices de erros nas respostas das questões da avaliação, indicando dificuldades dos alunos no conteúdo. Os erros cometidos apontam para a necessidade de revisão das estratégias de ensino observadas e de proposição de atividades que estimulem a aplicação prática de elementos estudados em Matrizes, visando melhorar a compreensão e o desempenho dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLRB1202024.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.