Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30410
Tipo: | TCC |
Título: | Produção de sabão ecológico como ferramenta de educação ambiental e alfabetização científica no ensino fundamental II: relato de experiência de uma escola pública na Paraíba |
Autor(es): | Pereira, Larissa da Silva |
Primeiro Orientador: | Souza-Ferrari, Jailton |
Resumo: | Na atualidade, em que as questoes ambientais ganham crescente destaque, a ˜ educac¸ao ambiental desempenha um papel crucial na formac¸ ˜ ao de cidad ˜ aos cons- ˜ cientes e comprometidos com a sustentabilidade. O projeto EcoSoap, concebido e implementado em um colegio de rede p ´ ublica no interior da Para ´ ´ıba (Colegio Municipal ´ Waldecyr Cavalcanti de Araujo Pereira), destacou-se como uma iniciativa pedag ´ ogica ´ que alinha as necessidades educacionais a gest ` ao de res ˜ ´ıduos, reciclagem, sustentabilidade e preservac¸ao ambiental. Para tanto, o projeto incorporou a reciclagem de ˜ oleo residual de fritura para produc¸ ´ ao de sab ˜ ao ecol ˜ ogico como uma tem ´ atica eficaz ´ de explorar a educac¸ao ambiental formal e n ˜ ao-formal no ambiente escolar visando o ˜ publico do Ensino Fundamental e a pr ´ opria comunidade da escola. Ao transcender ´ as fronteiras tradicionais da sala de aula, o EcoSoap transformou teoria em pratica ´ e conscientizac¸ao em ac¸ ˜ ao, contribuindo para a formac¸ ˜ ao de estudantes protagonis- ˜ tas e alfabetizados cientificamente. O trabalho aqui descrito constitui um relato de experiencia do desenvolvimento do projeto educacional e ambiental EcoSoap. Esse ˆ projeto representou uma jornada educativa com os alunos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades praticas e conceituais em ci ´ encias e meio ambiente, al ˆ em´ de habilidades pessoais, como protagonismo e lideranc¸a no trabalho em equipe. Os resultados do projeto foram especialmente evidenciados ao comparar os dados coletados no questionario inicial e o progresso demonstrado pelos discentes durante as ´ oficinas e a feira de ciencias. Destacam-se ainda a bem-sucedida produc¸ ˆ ao de sab ˜ ao, ˜ a eficacia da comunicac¸ ´ ao durante as apresentac¸ ˜ oes do projeto e a mudanc¸a nos com- ˜ portamentos socioambientais dos alunos em relac¸ao˜ as quest ` oes de educac¸ ˜ ao ambi- ˜ ental e preservac¸ao. Portanto, podemos perceber que o EcoSoap transcendeu a mera ˜ experiencia educacional, tornando-se uma jornada verdadeiramente transformadora. |
Abstract: | Nowadays, when environmental issues are gaining increasing prominence, environmental education plays a crucial role in forming conscious citizens committed to sustainability. The EcoSoap project, designed and implemented in a public school in the interior of Para´ıba (Colegio Municipal Waldecyr Cavalcanti de Ara ´ ujo Pereira), ´ stood out as a pedagogical initiative that aligns educational needs with waste management, recycling, sustainability and preservation environmental. To this end, the project incorporated the recycling of residual frying oil for the production of ecological soap as an effective theme to explore formal and non-formal environmental education in the school environment, including the Elementary School public and the school community itself. By transcending the traditional boundaries of the classroom, EcoSoap transformed theory into practice and awareness into action, contributing to the formation of protagonists and scientifically literate students. The work described here constitutes an experience report on the development of the educational and environmental project EcoSoap. This project represents an educational journey with students, providing the development of practical and conceptual skills in science and the environment, as well as personal skills, such as protagonism and leadership in teamwork. The results of the project were especially evident through the data collected in the initial questionnaire and the progress demonstrated by the students during the workshops and the science fair. Also noteworthy are the successful production of soap, the effectiveness of communication during project presentations and the change in students’ socio-environmental behaviors in relation to environmental education and preservation issues. Therefore, we can see that EcoSoap has transcended the mere educational experience, becoming a truly transformative journey. |
Palavras-chave: | Óleo residual de frituras Sabão ecológico Protagonismo juvenil Alfabetização científica Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30410 |
Data do documento: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSP12062024 .pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.