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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto Neto, Antonio Lopes de-
dc.date.accessioned2024-06-12T20:16:05Z-
dc.date.available2024-05-12-
dc.date.available2024-06-12T20:16:05Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30411-
dc.description.abstractThis study proposes an alternative approach to traditional Chemistry classes by introducing the use of Concept Maps (CMs) as a strategy to promote meaningful learning. The CMs developed in this study constitute a didactic resource created and refined from materials developed in the UFPB tutoring program between 2021 and 2023, in basic Chemistry courses offered by the Department of Chemistry. Digital Information and Communication Technologies (DICTs) were incorporated, along with the theory of meaningful learning, to bring dynamism to the maps, aiming to make Chemistry teaching more meaningful through didactic materials to assist students. Additionally, concept maps were also manually developed in the classroom by students, intending to promote meaningful learning in two General Chemistry classes for Technologists during the 2023.2 period, involving a total of 29 students from the Sucroalcohol Production (SP) and Food Technology (FT) courses at CTDR, Campus V of UFPB. In creating the didactic material, the Canva® digital platform was used, and the resources were made available on social media such as YouTube (Genius channel) and Instagram (@ousequimica). The results show that all students found the concept maps useful for developing and exploring complex concepts, organizing ideas, and identifying conceptual gaps. Approximately 69.2% of the students rated the tool's usefulness with the highest score on a scale from 0 to 5. Despite the high dropout rate in the SP and FT courses, the strategy was successful among the remaining students, all of whom passed with an average grade above 9. These results indicate the effectiveness of the proposed alternative approach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-12T20:16:05Z No. of bitstreams: 1 ALSN12062024.pdf: 17968011 bytes, checksum: 031544abcb743f2ae5aab5ac109bc7d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-12T20:16:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALSN12062024.pdf: 17968011 bytes, checksum: 031544abcb743f2ae5aab5ac109bc7d5 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de química - TDICspt_BR
dc.subjectQuímica básica estruturalpt_BR
dc.subjectQuímica fundamentalpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleMapas conceituais e TDICs: uma abordagem alternativa para a aprendizagem significativa no ensino superior de químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pesci, Rafaela Bernardo Provazi-
dc.description.resumoEste estudo propõe uma abordagem alternativa às aulas tradicionais de Química, introduzindo a utilização de Mapas Conceituais (MCs) como estratégia para promover a aprendizagem significativa. Os MCs elaborados neste estudo constituem um recurso didático desenvolvido e aprimorado a partir de materiais elaborados no programa de tutoria da UFPB entre 2021 e 2023, nas disciplinas básicas de Química, oferecidas pelo Departamento de Química. Foram incorporadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), juntamente com a teoria da aprendizagem significativa para conferir dinamicidade aos mapas, objetivando tornar o ensino de Química mais significativo através do material didático para auxiliar os estudantes. Adicionalmente, os mapas conceituais também foram desenvolvidos manualmente em sala de aula, mas desta vez, pelos alunos, com o intuito de promover a aprendizagem significativa em duas turmas de Química Geral para Tecnólogos, no período de 2023.2, atendendo um total de 29 alunos presentes, que pertenciam aos cursos de Produção Sucroalcooleira (PS) e Tecnologia de Alimentos (TA), no CTDR, Campus V da UFPB. Na confecção do material didático, utilizou-se a plataforma digital Canva®, e os recursos foram disponibilizados em redes sociais como YouTube (canal Genius) e Instagram (@ousequimica). Os resultados mostram que todos os alunos consideraram os mapas conceituais úteis para desenvolver e explorar conceitos complexos, organizar ideias e identificar lacunas conceituais. Aproximadamente 69,2% dos alunos atribuíram a nota máxima à utilidade da ferramenta em uma escala de 0 a 5. Apesar da alta taxa de evasão nos cursos de PS e TA, a estratégia foi bemsucedida entre os alunos que permaneceram, com todos sendo aprovados e obtendo média superior a 9. Esses resultados indicam a eficácia da abordagem alternativa proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

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