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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30413
Tipo: TCC
Título: EJA no contexto prisional: um estudo de caso a partir de duas professoras do ensino de matemática dos estados da Paraíba e do Rio de Janeiro
Autor(es): Silva, Larissa Kelly Pessoa da
Primeiro Orientador: Varella, Vinicius Martins
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto prisional é uma forma de assegurar a educação para todos, visando proporcionar a educação básica para as pessoas privadas de liberdade. Esta pesquisa, objetivou analisar e discutir a disponibilidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto prisional, especificamente relacionada ao ensino de matemática nos estados da Paraíba e do Rio de Janeiro. Dentre os principais trabalhos que embasaram o referencial teórico e todo o trabalho desenvolvido durante a pesquisa, especialmente as sessões reflexivas, podemos citar: José e Leite (2020), Ireland (2012), D’Ambrosio (2009) e Almeida (2014). Trata-se de um estudo de caso dividido em duas etapas distintas: i) a primeira etapa consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental; ii) a segunda etapa envolve entrevistas com duas professoras da rede estadual da Paraíba e do Rio de Janeiro que atuam no contexto prisional. De modo geral, a pesquisa destacou a ausência de uma abordagem clara nos documentos oficiais sobre a importância do ensino da Matemática. Como resultado da investigação, concluímos que as políticas educacionais e as práticas pedagógicas no ambiente prisional devem incorporar e reconhecer a Matemática como uma ferramenta essencial para a formação completa dos alunos, visando oferecer não apenas habilidades acadêmicas, mas também promover valores, cidadania e capacidades que os possibilitem uma vida digna.
Abstract: Educação de Jovens e Adultos (EJA) in the prison context is a way of ensuring education for all, aiming to provide basic education for people who are deprived of liberty. This research aimed to analyze and discuss the availability of Educação de Jovens e Adultos (EJA) in the prison context, specifically related to mathematics teaching in the states of Paraíba and Rio de Janeiro. Among the main works that supported the theoretical framework and all the work developed during the research, especially the reflective sessions, we can mention: José and Leite (2020), Ireland (2012), D’Ambrosio (2009) and Almeida (2014). This is a case study divided into two distinct stages: i) the first stage consists of bibliographic and documentary research; ii) the second stage involves interviews with two teachers who work in the prison context from public schools of Paraíba and Rio de Janeiro. In general, the research highlighted the absence of a clear approach in official documents about the importance of teaching Mathematics. As a result of the investigation, we concluded that educational policies and pedagogical practices in the prison environment have to incorporate and recognize Mathematics as an essential tool for the complete training of students, looking to offer not only academic skills, but also promote values, citizenship and capabilities for them be able to live a dignified life.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Educação no contexto prisional
Educação matemática
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30413
Data do documento: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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