Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30419
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação da aprendizagem em matemática |
Autor(es): | Azevedo, Natália da Silva |
Primeiro Orientador: | Varella, Vinicius Martins |
Resumo: | No presente trabalho buscamos analisar o conhecimento dos professores sobre avaliação da aprendizagem em Matemática e o que dizem que fazem para avaliar seus alunos em Matemática. Tendo como objetivos: Identificar os principais instrumentos usados pelos professores para avaliar os alunos e como os utiliza e apontar o que os professores dizem que fazem para avaliar seus alunos em Matemática. Para isso, foi utilizado como metodologia uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professores da rede pública do município de João Pessoa. Através de entrevistas e seguindo um roteiro como ferramenta de levantamento de dados. Para referencial teórico foram utilizados renomados pesquisadores da área da educação como Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Hoffmann, que são especialistas e referências no Brasil em avaliação da aprendizagem. Foram escolhidas seis escolas, sendo elas da rede municipal e do estado situadas na cidade de João Pessoa. Tivemos como resultado da pesquisa a dificuldade dos professores em compreenderem os termos técnicos usados na avaliação da aprendizagem, importância de termos disciplinas obrigatórias nos cursos de licenciatura que abranjam o processo avaliativo de forma ética e focada em suas respectivas áreas do conhecimento, discutimos os erros cometidos pelos alunos durante a realização das avaliações e dos erros cometidos pelos professores durante o planejamento e execução dos processos avaliativos, além dos retornos negativos da pandemia em relação ao ensino da Matemática. |
Abstract: | In this study, we sought to analyze teachers' knowledge of learning assessment in mathematics and what they say they do to assess their students in mathematics. To do this, we used qualitative exploratory research with public school teachers in the municipality of João Pessoa. We used face-to-face interviews and a questionnaire as a data collection tool. Renowned educational researchers such as Cipriano Carlos Luckesi and Jussara Hoffmann, who are specialists and references in learning assessment in Brazil, were used as theoretical references. Six schools were chosen from the municipal and state networks. As a result of the research, we found it difficult for teachers to understand the technical terms used in learning assessment, the importance of having compulsory subjects in degree courses that cover the assessment process ethically and focused on their respective areas of knowledge, we discussed the mistakes made by students during assessments and the mistakes made by teachers during the planning and execution of assessment processes, in addition to the negative returns of the pandemic in relation to the teaching of mathematics. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Ensino da matemática Erros do processo avaliativo Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30419 |
Data do documento: | 6-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NSA17062024.pdf | 560,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.