Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30419
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem em matemática
Autor(es): Azevedo, Natália da Silva
Primeiro Orientador: Varella, Vinicius Martins
Resumo: No presente trabalho buscamos analisar o conhecimento dos professores sobre avaliação da aprendizagem em Matemática e o que dizem que fazem para avaliar seus alunos em Matemática. Tendo como objetivos: Identificar os principais instrumentos usados pelos professores para avaliar os alunos e como os utiliza e apontar o que os professores dizem que fazem para avaliar seus alunos em Matemática. Para isso, foi utilizado como metodologia uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professores da rede pública do município de João Pessoa. Através de entrevistas e seguindo um roteiro como ferramenta de levantamento de dados. Para referencial teórico foram utilizados renomados pesquisadores da área da educação como Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Hoffmann, que são especialistas e referências no Brasil em avaliação da aprendizagem. Foram escolhidas seis escolas, sendo elas da rede municipal e do estado situadas na cidade de João Pessoa. Tivemos como resultado da pesquisa a dificuldade dos professores em compreenderem os termos técnicos usados na avaliação da aprendizagem, importância de termos disciplinas obrigatórias nos cursos de licenciatura que abranjam o processo avaliativo de forma ética e focada em suas respectivas áreas do conhecimento, discutimos os erros cometidos pelos alunos durante a realização das avaliações e dos erros cometidos pelos professores durante o planejamento e execução dos processos avaliativos, além dos retornos negativos da pandemia em relação ao ensino da Matemática.
Abstract: In this study, we sought to analyze teachers' knowledge of learning assessment in mathematics and what they say they do to assess their students in mathematics. To do this, we used qualitative exploratory research with public school teachers in the municipality of João Pessoa. We used face-to-face interviews and a questionnaire as a data collection tool. Renowned educational researchers such as Cipriano Carlos Luckesi and Jussara Hoffmann, who are specialists and references in learning assessment in Brazil, were used as theoretical references. Six schools were chosen from the municipal and state networks. As a result of the research, we found it difficult for teachers to understand the technical terms used in learning assessment, the importance of having compulsory subjects in degree courses that cover the assessment process ethically and focused on their respective areas of knowledge, we discussed the mistakes made by students during assessments and the mistakes made by teachers during the planning and execution of assessment processes, in addition to the negative returns of the pandemic in relation to the teaching of mathematics.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino da matemática
Erros do processo avaliativo
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30419
Data do documento: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSA17062024.pdf560,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.