Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30424
Tipo: Dissertação
Título: A abordagem do léxico no ensino de língua inglesa: relações semântico-lexicais em materiais didáticos
Autor(es): Barbosa, Tatiana Ramalho
Primeiro Orientador: Ferraz, Mônica Mano Trindade
Resumo: Os estudos relacionados ao léxico têm desempenhado um papel significativo na compreensão de fenômenos linguísticos que auxiliam no ensino de línguas. Por meio da investigação do vocabulário, tem sido possível avançar na elaboração de materiais que introduzem o aluno à compreensão de que o estudo das relações semântico-lexicais é de grande utilidade no aprendizado de línguas. Ademais, a obtenção de proficiência, especialmente no inglês, também requer a consideração dos chunks, phrasal verbs e collocations, uma vez que é por meio desses itens lexicais que acontece a criação de novos significados e o estabelecimento de sentidos. Sabe-se também que, apesar de a língua inglesa ser comumente oferecida nas escolas brasileiras, o ensino muitas vezes se concentra apenas na leitura, negligenciando a escrita e a oralidade. Além disso, ao tratar os aspectos da língua, geralmente foca em questões gramaticais, negligenciando o estudo do léxico. Como resultado, muitos alunos terminam o ensino médio sem conhecimentos básicos da língua inglesa. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo investigar o lugar do ensino do léxico nos materiais didáticos em Língua Inglesa (LI). Baseado nos princípios da Abordagem Lexical (LEWIS,1993) e com o suporte da Semântica Lexical (Ferraz, 2013; Ferraz; Nascimento, 2015; Antunes, 2012). Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, qualitativa e interpretativista. Após uma primeira etapa de construção do referencial teórico e discussão dos documentos oficiais, realiza-se uma análise de um livro didático da 3ª Série do Ensino Médio, produzido pela Editora Somos. São analisadas as abordagens relacionadas ao ensino do léxico, de forma a verificar como o vocabulário novo é apresentado e explorado neste material. Observa-se que há uma preocupação em apresentar uma grande quantidade de textos, no entanto, de forma isolada, incluindo, majoritariamente, listas de palavras com definições e questões gerais de interpretação textual. Considerando que essa não é a estratégia mais adequada, especialmente para o segmento de ensino em que o material é usado. Por fim, apresenta-se, ao concluir esta pesquisa, um caderno pedagógico contendo atividades complementares, à luz da semântica lexical, a fim de que o léxico seja ensinado de forma mais efetiva e contextualizada, promovendo maior proficiência dos alunos.
Abstract: Studies related to the lexicon have played a significant role in understanding linguistic phenomena that help in language teaching. Through the investigation of vocabulary, it has been possible to advance in the elaboration of materials that introduce the student to the understanding that the study of semantic-lexical relations is of great use in language learning. Furthermore, obtaining proficiency, especially in English, also requires taking into consideration: chunks, phrasal verbs and collocations, since it is through these lexical items that new meanings and senses are created. It is also known that, although the English language is commonly offered in Brazilian schools, teaching often focuses only on reading, neglecting writing and speaking. Furthermore, when dealing with language aspects, it usually focuses on grammatical issues, neglecting the study of the lexicon. As a result, many students finish high school without basic knowledge of the English language. In this context, this research aims to investigate the place of lexicon in materials in English Language Teaching (ELT). Based on the principles of the Lexical Approach (Lewis, 1993) and with the support of Lexical Semantics (Ferraz, 2013; Ferraz; Nascimento, 2015; Antunes, 2012). It is, therefore, a documental, qualitative and interpretive research. After a first stage of construction of the theoretical framework and discussion of the official documents, an analysis of a textbook for the 3rd Grade of high school education, produced by Editora Somos, is carried out. Approaches related to lexicon teaching are analyzed in order to verify how new vocabulary is presented and explored in this material. It is observed that there is a concern to present a large number of texts, however, in an isolated way, including, mostly, lists of words with definitions and general questions of textual interpretation, which is not considered the most suitable strategy, especially for the teaching segment in which the material is used. Finally, at the conclusion of this research, a pedagogical notebook containing complementary activities is presented, in the light of lexical semantics, so that the lexicon is taught in a more effective and contextualized way, promoting greater proficiency of the students.
Palavras-chave: Língua inglesa - Ensino
Material didático
Semântica
Léxico
English language teaching
Didactic material
Semantics
Lexicon
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30424
Data do documento: 26-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TatianaRamalhoBarbosa_Dissert.pdf12,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons