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Tipo: TCC
Título: “AMOR” EM CLARICE LISPECTOR: LITERATURA E CLÍNICA NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
Autor(es): OLIVEIRA, Débora Silva
Primeiro Orientador: SILVA , Sandra Souza da
Segundo Orientador: FÉLIX , Vitória Silva
Resumo: O presente trabalho se propõe a realizar uma análise do conto “Amor” da autora Clarice Lispector a partir da teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, especialmente à luz da noção de autenticidade e da congruência como facilitadores do processo de tomada de consciência. Para isso, a análise foi feita a partir de trechos específicos da obra que possam representar o perfil psicológico da personagem destacando suas escolhas e desdobramentos. A partir do estudo, foram proporcionadas várias conexões entre o conto e a teoria da ACP, principalmente a partir do momento que considera-se a tomada de consciência como um processo não linear, cheio de altos e baixos e considerando a perspectiva rogeriana sobre a importância de um agente facilitador, das condições facilitadoras e de um ambiente adequado para o surgimento da congruência. Ainda, é fundamental considerar como o sujeito é ativo em seu amadurecimento. A partir do trabalho realizado, fica clara a oportunidade de expandir os estudos da psicologia relacionando seus conceitos a obras literárias e como esta pode ser um agente facilitador do processo de formação do psicólogo clínico nos dias atuais.
Abstract: The present work proposes to carry out an analysis of the short story “Amor” by the author Clarice Lispector based on the theory of the Person-Centered Approach, by Carl Rogers, especially considering authenticity and congruence as facilitators of the process of awareness. in order to do so, the analysis was carried out based on specific excerpts from the work that could represent the psychological profile of the character, highlighting her choices and developments. As a result, several connections were provided between the story and the ACP theory, mainly from the moment that awareness is considered as a non-linear process, full of ups and downs and considering the Rogerian perspective on the importance of a facilitating agent, facilitating conditions and a suitable environment for the emergence of congruence. Furthermore, it is essential to consider how the subject is an active agent in their maturation. From the work carried out here, the opportunity to expand psychology studies by relating its concepts to literary works and how this can be a facilitating agent in the training process of clinical psychologists today becomes clear.
Palavras-chave: ACP
Autenticidade
Literatura
PCA
Authenticity
Literature.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30429
Data do documento: 3-Mai-2024
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