Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Elijhone Porfirio Vicente da-
dc.date.accessioned2024-06-19T14:13:55Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T14:13:55Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30441-
dc.description.abstractEl presente trabajo busca analizar los documentos que regulan el modelo de enseñanza integral en Paraíba, a fin de responder de qué manera el componente implantado en las escuelas puede impactar en la formación de profesores de Letras Español en Paraíba. Para tal fin, revisamos las leyes y los documentos que regulan la formación de profesores en Brasil y en el Estado de Paraíba, además de investigar el escenario actual de profesores de Lengua Española en las Escuelas Ciudadanas Integrales y Técnicas. De esta forma, discutimos sobre el perfil del profesor requerido en el componente curricular Protagonismo Juvenil, prescrito en las Directrices Operacionales, y analizamos la Secuencia Didáctica propuesta a la luz del concepto de prescripción de Machado (2007), Amigues (2004) y Tardif (2014). Esta investigación es de cuño documental y de naturaleza cualitativa por tratarse de un análisis crítico de los documentos antes citados. Al final de la investigación, se pudo constatar que las prescripciones presentes en los documentos se distancian sustancialmente de la realidad del aula, ya que definen la práctica docente como un procedimiento a seguir.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-06-19T14:13:55Z No. of bitstreams: 1 SILVA, Elijhone Porfirio (2024) - Uma analise do Componente Curricular Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadas Integrais implicacoes para a formaçao de professores de espanhol no Estado da Paraiba (1).pdf: 3936498 bytes, checksum: 71ce30fae98441a38e4ceb3d88222adb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-19T14:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, Elijhone Porfirio (2024) - Uma analise do Componente Curricular Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadas Integrais implicacoes para a formaçao de professores de espanhol no Estado da Paraiba (1).pdf: 3936498 bytes, checksum: 71ce30fae98441a38e4ceb3d88222adb (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectPrescriçõespt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectPrescripcionespt_BR
dc.subjectFormación de Profesores de Lengua Españolapt_BR
dc.subjectEscuela Ciudadana Integralpt_BR
dc.titleUma análise do Componente Curricular Protagonismo Juvenil nas Escolas Cidadãs Integrais: implicações para a formação de professores de espanhol no Estado da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1MEDRADO , Betânia Passos-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar os documentos que regulamentam o modelo de ensino integral na Paraíba, a fim de responder de que maneira o componente implantado nas escolas pode impactar na formação de professores de Letras Espanhol na Paraíba. Para tal finalidade, revisitamos as leis e os documentos que regulamentam a formação de professores no Brasil e no Estado da Paraíba, além de investigar o cenário atual de professores de Língua Espanhola nas Escolas Cidadãs Integrais e Técnicas. Desta forma, discutimos sobre o perfil do professor exigido no componente curricular Protagonismo Juvenil, prescrito nas Diretrizes Operacionais, e analisamos a Sequência Didática proposta à luz do conceito de prescrição de Machado (2007), Amigues (2004) e Tardif (2014). Esta pesquisa é de cunho documental e de natureza qualitativa por se tratar de uma análise crítica dos documentos supracitados. Ao final da investigação, foi possível constatar que as prescrições presentes nos documentos se distanciam substancialmente da realidade da sala de aula, uma vez que definem o fazer docente como um procedimento a ser seguido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.