Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3046
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre significado e léxico em provas de língua portuguesa para concurso público
Autor(es): Lima, Danyele Almeida de.
Primeiro Orientador: Ferraz, Mônica Mano Trindade
Resumo: Este presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o tratamento dado às questões referentes ao significado e o conhecimento e uso do léxico, em provas de Língua Portuguesa. Dessa forma, apresentamos um breve percurso histórico dos avanços do ensino de Língua Portuguesa, mostrando a importância de um ensino mais reflexivo, ou seja, de cunho epilinguístico. Em seguida, utilizaremos as provas selecionadas como corpus de análise, para verificarmos como se apresentam as questões que abordam as relações lexicais, tais como: sinonímia, antonímia e ambiguidade, como também as que se baseiam nos conectores e seus efeitos de sentido para a argumentação. Como aporte teórico, utilizamo-nos dos conceitos de Geraldi (1987), Mendonça (2006) e Travaglia (2002) para defendermos a análise reflexiva dos elementos gramaticais, contextualizando-os como fenômenos que podem produzir sentidos distintos, dependendo da situação contextual/discursiva. Para finalizar, sugerimos que os professores levem em consideração a necessidade de renovação do que se entende por ensino de língua e planejem atividades que envolvam o conhecimento prévio sobre a língua e seus usos, em diversas realidades discursivas, para que, com isso, consigam produzir um aprendizado mais efetivo, em sala de aula.
Abstract: This present work aims to reflect on the treatment of questions concerning the meaning and the knowledge and use of the lexicon, in tests of Portuguese. Thus, we present a brief historical background of advances in the teaching of English Language, showing the importance of a more reflective teaching, ie epilinguístico die. We will then use the selected corpus analysis as evidence in order to verify how to present issues that address the lexical relations such as synonymy, antonymy and ambiguity, as well as those based on connectors and their sense of purpose to the argument . As a theoretical contribution, we use the concepts of us Geraldi (1987), Mendonça (2006) and Travaglia (2002) to defend reflective analysis of the grammatical elements, contextualizing them as phenomena that can produce different meanings, depending on the discursive context / situation . Finally, we suggest that teachers take into account the need for renewal of what is meant by language teaching and planning activities involving prior knowledge about the language and its usages in different discursive realities, so that thereby able to produce a more effective learning in the classroom.
Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa
Provas de concurso público
Título.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3046
Data do documento: 20-Jul-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAL05072014.pdf535,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons